add wishlist add wishlist show wishlist add compare add compare show compare preloader
  • Take advantage! Return period extended until January 31st.
Como a IA pode ajudar o meio ambiente

Como a IA pode ajudar o meio ambiente

Em 2023, existem dois tópicos de debate aceso que, por norma, não se costumam unir, sendo um deles a situação climática e ambiental do planeta e, o outro, o surgimento e avanços da Inteligência Artificial. Apesar de poderem parecer temas distantes, existe uma perspetiva que vale a pena ser estudada: como podem as novas tecnologias de IA ajudar o meio ambiente?


Para começar, é importante analisar e perceber onde é que a inteligência artificial poderia agir. Uma pesquisa da PwC do Reino Unido, encomendada pela Microsoft, modelou o impacto económico que a inteligência artificial poderia vir a ter em quatro setores de atividade, sendo eles a agricultura, energia, água e transporte. Segundo a consultora, o uso de IA nestes setores pode representar, até 2030, numa contribuição de 5,2 trilhões de dólares para a economia global.


Na agricultura, a inteligência artificial pode ser bastante útil em diversas vertentes, mas, especialmente, na agricultura de precisão, uma técnica moderna utilizada para aprimorar o processo produtivo, tornando-o também mais sustentável e, o uso de inteligência artificial, ajuda os agricultores a detectar pragas, doenças e má-nutrição nas suas colheitas. Com isto, o setor agrícola consegue fazer uma gestão mais saudável da terra e, ao mesmo tempo, recorrer cada vez menos a pesticidas, que poluem o nosso planeta.


No que toca à energia, a IA pode ser um auxílio valioso na gestão deste recurso, contribuindo para melhorar a eficiência energética em diversas áreas. A tecnologia pode ser usada para analisar dados, fazer ajustes no consumo energético, detectar anomalias, automatizar processos e otimizar a produção de energia, o que se mostra benéfico, tanto para os utilizadores, como para o meio ambiente. Por outro lado, num ponto que se interliga com a questão do transporte, a inteligência artificial pode ser utilizada também, por exemplo, para otimizar rotas e contribuir para a redução do consumo de combustível, o que, consequentemente, é positivo para a atmosfera. 


Quanto à água, a inteligência artificial já provou ser uma ajuda útil para a gestão do recurso essencial para a vida humana. Através de algoritmos, a IA pode gerir de forma mais eficiente o suprimento, bem como detectar certos problemas, como vazamentos. Prova disso é o projeto indiano EqWater, que, através do uso de inteligência artificial, tem contribuído para prever de forma eficaz a possível escassez futura de água em determinados bairros das megacidades indianas. 


Por outro lado, é também interessante mencionar o AI for Earth, uma iniciativa da Microsoft cujo objetivo é disponibilizar ferramentas de inteligência artificial diretamente para projetos que visam proteger e ajudar o meio ambiente de forma consciente e sustentável. São mais de 950 projetos apoiados por esta iniciativa, com destaque para parcerias como o SOS Mata Atlântica, a Ocean Data Platform, a Imazon e a ThermaFY.

 

Comments (0)

    Leave a comment

    Comments have to be approved before showing up