add wishlist add wishlist show wishlist add compare add compare show compare preloader
  • Take advantage! Return period extended until January 31st.
A explosão do TikTok

A explosão do TikTok

Trends, danças, culinária, factos curiosos, moda, vídeos engraçados, informação: o TikTok é um universo de conteúdo, no qual conseguimos encontrar de tudo e mais um pouco. A rede social mais famosa do momento é uma máquina de entretenimento, que tem o poder de fazer e desfazer carreiras. Neste artigo, irás ficar a saber mais sobre a plataforma e o porquê do seu sucesso.


O TikTok é uma rede social que consiste na partilha de vídeos curtos, por norma de 15 segundos, mas, no máximo, de 3 minutos. A plataforma, que já era amplamente conhecida, viu uma explosão no seu número de utilizadores ativos durante a pandemia. Em 2020, segundo dados da Sensor Tower, a rede social ganhou mais de 750 milhões de utilizadores ativos, o que representou um crescimento de 85% em relação ao ano anterior e que fez com que o número total de utilizadores ativos ultrapassasse a casa dos mil milhões.



Desde então, o TikTok tornou-se uma febre, tendo sido consecutivamente a
app mais descarregada do mundo em 2020, 2021 e 2022, sendo que, até ao final de 2021, já eram mais de três mil milhões de downloads. Existem diversas razões pelas quais a plataforma se tornou tão popular. Em primeiro lugar, o TikTok é extremamente fácil de usar, permitindo ao utilizador criar e compartilhar vídeos em poucos minutos - vertente que tem sido cada vez mais trabalhada pela empresa, que lançou em 2020 o CapCut, um “irmão” do TikTok, com foco na edição de vídeo. Por outro lado, a plataforma acaba por se tornar bastante viciante, devido ao conteúdo rápido e fácil de assistir, com uma infinidade de vídeos de temas variados.


O TikTok tem revolucionado a indústria das redes sociais. Para além de abandonar o tradicional formato de texto e imagem dos seus concorrentes, a rede social tem também uma forma diferente de apresentar conteúdo. Enquanto que, no Instagram ou Facebook, é necessário seguir amigos e celebridades para ver o seu conteúdo, no TikTok basta entrar na aplicação para se deparar com a For You Page (“Para Você”), um feed atualizado com conteúdos novos e diversificados, selecionados especialmente e de forma personalizada para o utilizador. 


A sua inovação fez com que se tornasse cada vez mais frequente que outras redes sociais copiassem o TikTok, com a introdução de ferramentas iguais ou semelhantes às da plataforma, como é o caso do Instagram Reels, do YouTube Shorts ou até mesmo da página “Para Você”, do Twitter


Outro aspecto que fez com que o TikTok se tornasse tão relevante foi a sua vertente viral. Existe uma imensidão de conteúdos da plataforma que acabam por ser compartilhados noutras redes sociais, mas, mais do que isso, no TikTok é possível ser levado ao estrelato com apenas um vídeo de sucesso na plataforma. Atualmente, o êxito de uma música pode ser facilmente medido pelo seu desempenho na rede social e novos artistas são descobertos e levados à fama com apenas uma música viral. Um exemplo disto é Gayle, uma cantora norte-americana que, apesar de não ter nenhuma relevância prévia no panorama musical, tornou-se mundialmente conhecida devido ao sucesso da sua música “ABCDEFU” no TikTok.


Apesar do seu sucesso, o TikTok é uma plataforma que causa alguma polémica, sobretudo nos Estados Unidos da América. Em 2020, quando o seu número de utilizadores explodiu, o governo norte-americano, então liderado por Donald Trump, expressou preocupações sobre a segurança nacional em relação à plataforma, por a mesma ser da ByteDance, uma empresa privada chinesa. Apesar de não existir qualquer tipo de provas, e mesmo o TikTok não operando na China, o executivo norte-americano temia que a empresa estivesse a compartilhar dados dos seus utilizadores com o governo chinês.


Em agosto desse mesmo ano, o governo dos Estados Unidos emitiu uma ordem executiva que proibia o TikTok no país, a não ser que a ByteDance vendesse o controlo da plataforma a uma empresa nacional. Esta ordem acabaria por ser suspensa em outubro de 2020, após bloqueio de um juiz federal. Na altura, a empresa já havia concordado em vender parte maioritária do TikTok à Oracle e ao Walmart.


Recentemente, no início deste ano, a administração Biden reacendeu a chama desta polémica, com as mesmas exigências do governo anterior. Isto levou a que o CEO do TikTok, Shou Zi Chew, tivesse que dar explicações sobre a rede social perante o Congresso dos Estados Unidos. O banimento da plataforma em solo norte-americano é impopular entre a população, visto que quase metade do país (aproximadamente 150 milhões de pessoas) utiliza a rede social e a mesma tem sido uma plataforma essencial para a divulgação de pequenos negócios.


Em 2023, o TikTok ultrapassou o Facebook e é, atualmente, a rede social mais valiosa do mundo e, através da monetização de vídeos, tornou-se fonte de rendimento para milhares de criadores de conteúdo em todo o mundo. A sua popularidade não para de aumentar e continua a ser uma das apps mais descarregadas no mundo, com mais de 47 milhões de downloads só em março deste ano.
Comments (0)

    Leave a comment

    Comments have to be approved before showing up