add wishlist add wishlist show wishlist add compare add compare show compare preloader
  • Envío gratuito 🚚 Recibe tu pedido gratis en Portugal y España.
Como ter um verão mais sustentável

Como ter um verão mais sustentável

A estação mais quente do ano chegou e, à medida que muitas pessoas começam a preparar-se para as suas férias de verão, com viagens para destinos de praia e atividades ao ar livre, é importante manter em mente que as nossas ações como turistas têm um impacto significativo no meio ambiente. Ser sustentável não nos permite apenas ajudar o planeta, como também nos ajuda a aproveitar a época de forma responsável. Neste artigo, iremos explorar algumas maneiras de manter um comportamento mais sustentável durante o verão.


Energia

O uso excessivo de energia é um dos problemas mais comuns da estação. Na tentativa de arrefecer os espaços em que estamos, acabamos por recorrer a sistemas de ar condicionado, ventoinhas e afins, o que leva ao aumento do consumo de energia e, consequentemente, a um nível maior de emissões de gases com efeito de estufa, derivados da produção energética. Existem certos comportamentos individuais que podem ajudar a minimizar este ocorrido, tais como: ajustar a temperatura do ar-condicionado para um nível confortável, em vez de o deixar muito baixo; fechar cortinados e persianas para evitar a luz direta do sol e, assim, manter o ambiente mais fresco; desligar os aparelhos eletrónicos quando não estiverem a ser usados; e, se possível, optar por lâmpadas LED de baixo consumo.

 

 

Transporte

Para quem gosta de viajar, muitas vezes o transporte é uma parte importante dos planos de viagem. Sempre que possível, optar por transportes públicos é uma excelente opção eco-friendly, em comparação com o aluguer de carros. Para além disso, se for para uma viagem mais curta ou um destino próximo, a bicicleta por ser uma boa alternativa, para além de ser mais saudável. Caso não queiras ou consigas abdicar do carro, se puderes optar por um veículo híbrido ou elétrico, já estás a contribuir para ajudar o meio-ambiente! 


Consumo

É verão, está calor! O consumo de alimentos e, sobretudo, bebidas, aumenta especialmente durante esta época, não só por causa das temperaturas, mas também pelos momentos de convívio ao ar livre. Dar preferência a alimentos orgânicos e de produção local é uma das atitudes que podes tomar para reduzir o teu impacto ambiental e, ao mesmo tempo, apoiar negócios locais. Para além disso, apesar da legislação obrigar a que já haja uma grande redução neste caso, evitar embalagens descartáveis é também muito positivo.


Natureza

Numa estação em que aproveitamos mais os espaços ao ar livre e a natureza, é fundamental que tenhamos responsabilidade para ajudar a preservar áreas naturais. Não deitar lixo para o chão e seguir as regras de conservação é algo essencial. Para além disso, certas atividades ao ar livre são prejudiciais para o meio ambiente, por isso é importante optar por algo que não cause um impacto ambiental negativo, como caminhadas, canoagem, ciclismo, etc. 

 


A conclusão é de que, para ter um verão mais sustentável e amigo do ambiente, não é necessário fazer grandes mudanças ao nosso estilo de vida; só precisamos de adotar práticas mais conscientes. Pequenas ações, como economizar energia ou optar pelo transporte público, não só ajudam o planeta, como a carteira!

Comentarios (0)

    Comentario

    Los comentarios requieren aprobación antes de ser publicados.