add wishlist add wishlist show wishlist add compare add compare show compare preloader
  • Take advantage! Return period extended until January 31st.
ChatGPT: tudo sobre a ferramenta polémica

ChatGPT: tudo sobre a ferramenta polémica

Passar no exame que habilita médicos nos Estados Unidos da América, escrever uma tese em apenas um dia, fazer todo e qualquer tipo de teste sem problema algum, sendo aprovado sempre com distinção… tudo isto poderia ser parte do roteiro de um filme que acompanha a vida alguém superdotado, com uma inteligência acima da média, mas não: são apenas alguns dos feitos já conquistados pelo ChatGPT.


Considerado um dos modelos de linguagem mais avançados e eficazes já criados, o ChatGPT – abreviatura de Generative Pre-Trained Transformer – é um chatbot disponível ao público, que, através de inteligência artificial, promete dar resposta a qualquer pergunta ou desafio que lhe seja colocado, mantendo sempre um tom de conversação.

 

Fonte da imagem: Olhar Digital

 

Criado e lançado em novembro do ano passado pela OpenAI, empresa fundada, em 2015, por Elon Musk (que saiu da empresa em 2018) e outros associados, o modelo de linguagem é treinado e desenvolvido num sistema de machine learning,  que lhe permite aperfeiçoar os seus conhecimentos de uma forma semelhante à humana. Apesar de algumas falhas e eventuais erros que já foram detectados, a capacidade desta ferramenta surpreende, sendo já considerada um avanço histórico no campo da inteligência artificial. 

 

Segundo testes do site SEO.ai, o ChatGPT está disponível em mais de cem idiomas, incluindo o português (do Brasil), mas a sua performance máxima é alcançada quando o utilizador recorre ao inglês. Aquando do seu lançamento, em apenas cinco dias, a ferramenta foi utilizada por mais de um milhão de pessoas, que, consciente ou inconscientemente, contribuíram e contribuem para o desenvolvimento da mesma, que aprende quando alguma gafe é corrigida pelo utilizador e aperfeiçoa a sua linguagem com as milhões de conversas que tem diariamente.

 

Apesar dos exemplos mais extremos apresentados no início deste artigo, o ChatGPT pode ser uma ferramenta bastante útil no nosso dia a dia, para tarefas tão simples como cozinhar, esclarecer alguma dúvida sobre lavagem de roupa ou até mesmo para te ajudar a escolher o computador recondicionado ideal para ti. Todavia, no campo profissional, o ChatGPT tem sido visto como uma ameaça para certas funções, como, por exemplo, jornalista ou programador/a, por conseguir facilmente escrever artigos e criar/corrigir códigos de websites.

 

Por enquanto, a ferramenta está disponível para o público de forma gratuita, podes testá-la aqui, estando também disponível um plano premium (ChatGPT Plus) para aqueles que querem ter acesso a todas as funcionalidades em primeira mão e prioridade no atendimento. Quanto ao uso do ChatGPT em situações em que tal não deveria acontecer, como nos exemplos apresentados no início deste artigo, a OpenAI já disponibilizou uma ferramenta que permite aferir se textos foram ou não escritos com recurso ao ChatGPT, para que tal não aconteça.

Comments (0)

    Leave a comment

    Comments have to be approved before showing up