add wishlist add wishlist show wishlist add compare add compare show compare preloader
  • DigiClub 🎁 Consegue um computador de graça com o nosso programa de recompensas!
O macOS é melhor do que o Windows?

O macOS é melhor do que o Windows?

A guerra dos tronos! Quando o assunto é o sistema operativo de um portátil ou computador, a polémica instala-se: de um lado, temos os fãs acirrados do macOS, sistema operativo da Apple e, do outro, os fãs incondicionais do Windows, o sistema da Microsoft. Mas, afinal, qual é melhor?

O macOS e o Windows são sistemas operacionais amplamente utilizados e ambos têm os seus prós e contras. Em termos de antiguidade, o software da Apple vence a corrida por apenas alguns meses, tendo sido lançado, na sua primeira versão, em novembro de 1984. Por outro lado, em número de utilizadores, o Windows é líder, estando presente em cerca de 80% dos equipamentos.

Passando para os detalhes mais técnicos, e falando especificamente da interface, o macOS parece ser preferência: o sistema operativo da Apple é considerado, pela maioria dos utilizadores, como sendo mais elegante e intuitivo do que o sistema da Microsoft. O macOS é conhecido pela sua aparência mais clean e minimalista, com ícones bem desenhados e tipos de letra nítidos. O seu menu principal, o Dock, situa-se, por predefinição, na parte inferior do ecrã e é facilmente personalizável. Por outro lado, o Windows dá mais controlo sobre a aparência global ao utilizador, que pode incluir, por exemplo, widgets no ecrã principal e outro tipo de elementos de acesso rápido. Todavia, é importante mencionar que, com o lançamento do Windows 11, a Microsoft parece seguir a tendência minimalista e “simplificar” também a sua barra de ferramentas, aproximando-se do visual mais clean já mencionado do macOS.

Avançando para o campo da segurança, não há dúvida de que a Microsoft se tem esforçado, nos últimos anos, para aprimorar o Windows Defender, o antivírus padrão do seu software. Ainda assim, a reputação de mais seguro atribuído ao macOS é inegável; o software da Apple tem uma arquitetura e políticas de segurança bem desenvolvidas, o que faz com que este sistema seja bastante menos visado por malwares e vírus. Além disso, a Apple tem um histórico de atualizações de segurança regulares, para corrigir quaisquer tipo de vulnerabilidades.

No que toca à compatibilidade, o Windows é claramente o vencedor da categoria. O macOS, apesar de ser compatível com a maioria das aplicações populares, tem um catálogo bastante inferior ao do sistema da Microsoft. O Windows tem uma biblioteca de software bastante maior e é mais fácil encontrar certos produtos, como, por exemplo, jogos e produtos de nicho.

Por fim, um aspeto fulcral de qualquer sistema operativo é o seu desempenho. De forma geral, para o uso do dia a dia, o macOS é conhecido por ser mais rápido, o que se verifica também em tarefas de computação intensiva, como edição e renderização de vídeos ou fotos. No entanto, o Windows é destaque em tarefas que exigem muito da CPU, como, por exemplo, jogos, onde o sistema operacional da Microsoft é o escolhido devido à sua velocidade e suporte.

Concluindo, ambos os sistemas são uma excelente opção e cada um tem as suas vantagens e desvantagens, que devem ser analisadas de acordo com o uso que irá ser dado ao equipamento. É importante também referir que a gama de equipamentos com Windows é muito mais vasta, o que faz com que existam opções de portáteis ou computadores muito mais em conta com este sistema operativo, visto que o macOS apenas está disponível para, como o nome indica, a gama Mac.
Comentários (0)

    Comentar

    Os comentários necessitam de aprovação antes de serem publicados.