Natal: os prazos de entrega poderão ser afetados.

Alguma vez paraste para contar quantas vezes “foste” ao Google num dia? Ou quantas pesquisas fizeste num ano? Provavelmente, não, mas os motores de busca são, atualmente, uma das principais ferramentas do nosso dia a dia. Mas sabias que, ao fazeres uma pesquisa no Google, estás a contribuir para a poluição da atmosfera? 


Apesar de termos uma ideia de internet não palpável, a verdade é que, para que tudo funcione, é necessário que existam servidores que estejam sempre em funcionamento. A CarbonFootPrint estima que cada pesquisa no Google emita de 1g a 10g de CO2 para a atmosfera e, com 5,6 mil milhões de pesquisas por dia (segundo estimativa da Statista), o Google é responsável por 40% das emissões de dióxido de carbono relacionadas à internet. Foi por isto que surgiu o Ecosia.


O Ecosia é um motor de busca criado em 2009, na Alemanha, cujo principal objetivo é ajudar a combater a desflorestação e as mudanças climáticas, enquanto fornece toda a informação que procuras. A empresa gera receita através de anúncios de pesquisa, tal como o Google, e investe 80% do seu lucro em projetos de reflorestação por todo o mundo - até ao momento de publicação deste artigo, o Ecosia já plantou mais de 169 milhões de árvores em mais de 30 países.




Para além da vertente ambiental, o Ecosia é também conhecido pelo ênfase na transparência e pela preocupação com a privacidade do utilizador. No que toca à transparência, a empresa faz questão de publicar relatórios mensais onde divulga todos os seus dados financeiros, em detalhe, incluindo quanto foi investido na plantação de árvores. No que toca à privacidade, o motor de busca adota diversas práticas que protegem o utilizador, tais como o não armazenar pesquisas permanentemente, não vender informações a anunciantes, encriptar todas as pesquisas, etc.


Por fim, para que seja ainda mais simples adotar o seu motor de busca e ajudar o meio ambiente, o Ecosia disponibiliza uma extensão para o Chrome e para o Firefox, bem como uma app para dispositivos iOS e Android. Se quiseres saber sobre como passar a usar o Ecosia como o teu motor de busca predefinido, podes saber mais aqui.

1 comentário

  • Celeste Núncio
    • Celeste Núncio
    • 29/08/2024 às 18:25

    Excelente

Escreve um comentário

O nosso blog é moderado e os comentários precisam de ser aprovados.

Este site está protegido pela Política de privacidade da hCaptcha e da hCaptcha e aplicam-se os Termos de serviço das mesmas.

Latest Stories