add wishlist add wishlist show wishlist add compare add compare show compare preloader
  • DigiClub 🎁 Consegue um computador de graça com o nosso programa de recompensas!
Apps para melhorar a saúde mental

Apps para melhorar a saúde mental

Saúde mental é um dos tópicos mais falados atualmente, na área do bem-estar. O impacto que a pandemia covid19 teve (e tem) nas nossas vidas, especialmente no trabalho, chamou a atenção para este tema tão pertinente.

Em Portugal, tal como em muitos outros países, foi decretado teletrabalho obrigatório de forma a minimizar a transmissão da doença. Esta mudança afetou bastante a saúde mental da população - muitas famílias viram-se sem mãos a medir com trabalho fora de horas, dificuldade em estabelecer uma rotina, cuidar da casa, tomar conta das crianças o dia inteiro e ainda supervisionar o seu ensino à distância. Rapidamente se começaram a sentir consequências como stress, ansiedade, cansaço, entre outros.

Nos últimos dois artigos, a Digiplanet falou de stress no trabalho e como lidar com ele. Agora queremos dar sugestões de aplicações para melhorar a saúde mental dos trabalhadores (e não só) e ajudar a manter os níveis de produtividade de forma saudável!

 

Happify

A aplicação Happify foi desenvolvida com base nos estudos de vários cientistas e especialistas na área da psicologia. O seu slogan é “Contra o stress e preocupação” e o objetivo é aumentar o nível de felicidade dos utilizadores. Mostrando a eficácia da app, alegam que 86% das pessoas que a utilizam regularmente confirmam que se sentem melhor. O Happify oferece jogos, tarefas e atividades como meditação guiada!

 

Pomodoro Timer Lite

Já abordámos várias vezes o método Pomodoro nos nossos artigos. É uma das técnicas de produtividade mais utilizadas em todo o mundo com resultados comprovados. O objetivo é manter o foco durante 25 minutos e intervalar durante 5 minutos. Ao fim de 4 ciclos, fazer uma pausa mais longa de 30 minutos. Vais notar que durante os períodos de trabalho, tens grandes picos de concentração. A app Pomodoro Timer Lite cronometra os teus períodos de trabalho e de pausa, sendo possível personalizá-los de acordo com os diferentes ritmos de trabalho.

 

Headspace

Headspace é uma das aplicações mais conhecida para ajudar te iniciares na meditação e aumentares os níveis de concentração. A jornada começa com pequenos exercícios focados na respiração, ansiedade, foco e sono recorrendo a meditações que podem até ser feitas durante corridas e caminhadas. Esta app foi criada por Andy Puddicombe, que foi monge budista durante 10 anos e decidiu aplicar as técnicas do budismo  no mundo da tecnologia.

 

Stoic

A Stoic é uma aplicação que te vai ajudar a lidar com o stress, com base nos princípios do Estoicismo. Faz o rastreio da saúde mental do utilizador, regista as variações de humor e estado de espírito e oferece exercícios de meditação e reflexão. Com esta app, podes ainda construir a tua rotina personalizada para fomentar a tua organização e reflexão sobre o teu dia. Ao longo do percurso com a Stoic, são dadas muitas sugestões e dicas que vão melhorar bastante a tua saúde mental e ajudar-te a ser uma pessoa mais feliz.

Comentários (0)

    Comentar

    Os comentários necessitam de aprovação antes de serem publicados.