add wishlist add wishlist show wishlist add compare add compare show compare preloader
  • Envío gratuito 🚚 Recibe tu pedido gratis en Portugal y España.
A explosão do TikTok

A explosão do TikTok

Trends, danças, culinária, factos curiosos, moda, vídeos engraçados, informação: o TikTok é um universo de conteúdo, no qual conseguimos encontrar de tudo e mais um pouco. A rede social mais famosa do momento é uma máquina de entretenimento, que tem o poder de fazer e desfazer carreiras. Neste artigo, irás ficar a saber mais sobre a plataforma e o porquê do seu sucesso.


O TikTok é uma rede social que consiste na partilha de vídeos curtos, por norma de 15 segundos, mas, no máximo, de 3 minutos. A plataforma, que já era amplamente conhecida, viu uma explosão no seu número de utilizadores ativos durante a pandemia. Em 2020, segundo dados da Sensor Tower, a rede social ganhou mais de 750 milhões de utilizadores ativos, o que representou um crescimento de 85% em relação ao ano anterior e que fez com que o número total de utilizadores ativos ultrapassasse a casa dos mil milhões.



Desde então, o TikTok tornou-se uma febre, tendo sido consecutivamente a
app mais descarregada do mundo em 2020, 2021 e 2022, sendo que, até ao final de 2021, já eram mais de três mil milhões de downloads. Existem diversas razões pelas quais a plataforma se tornou tão popular. Em primeiro lugar, o TikTok é extremamente fácil de usar, permitindo ao utilizador criar e compartilhar vídeos em poucos minutos - vertente que tem sido cada vez mais trabalhada pela empresa, que lançou em 2020 o CapCut, um “irmão” do TikTok, com foco na edição de vídeo. Por outro lado, a plataforma acaba por se tornar bastante viciante, devido ao conteúdo rápido e fácil de assistir, com uma infinidade de vídeos de temas variados.


O TikTok tem revolucionado a indústria das redes sociais. Para além de abandonar o tradicional formato de texto e imagem dos seus concorrentes, a rede social tem também uma forma diferente de apresentar conteúdo. Enquanto que, no Instagram ou Facebook, é necessário seguir amigos e celebridades para ver o seu conteúdo, no TikTok basta entrar na aplicação para se deparar com a For You Page (“Para Você”), um feed atualizado com conteúdos novos e diversificados, selecionados especialmente e de forma personalizada para o utilizador. 


A sua inovação fez com que se tornasse cada vez mais frequente que outras redes sociais copiassem o TikTok, com a introdução de ferramentas iguais ou semelhantes às da plataforma, como é o caso do Instagram Reels, do YouTube Shorts ou até mesmo da página “Para Você”, do Twitter


Outro aspecto que fez com que o TikTok se tornasse tão relevante foi a sua vertente viral. Existe uma imensidão de conteúdos da plataforma que acabam por ser compartilhados noutras redes sociais, mas, mais do que isso, no TikTok é possível ser levado ao estrelato com apenas um vídeo de sucesso na plataforma. Atualmente, o êxito de uma música pode ser facilmente medido pelo seu desempenho na rede social e novos artistas são descobertos e levados à fama com apenas uma música viral. Um exemplo disto é Gayle, uma cantora norte-americana que, apesar de não ter nenhuma relevância prévia no panorama musical, tornou-se mundialmente conhecida devido ao sucesso da sua música “ABCDEFU” no TikTok.


Apesar do seu sucesso, o TikTok é uma plataforma que causa alguma polémica, sobretudo nos Estados Unidos da América. Em 2020, quando o seu número de utilizadores explodiu, o governo norte-americano, então liderado por Donald Trump, expressou preocupações sobre a segurança nacional em relação à plataforma, por a mesma ser da ByteDance, uma empresa privada chinesa. Apesar de não existir qualquer tipo de provas, e mesmo o TikTok não operando na China, o executivo norte-americano temia que a empresa estivesse a compartilhar dados dos seus utilizadores com o governo chinês.


Em agosto desse mesmo ano, o governo dos Estados Unidos emitiu uma ordem executiva que proibia o TikTok no país, a não ser que a ByteDance vendesse o controlo da plataforma a uma empresa nacional. Esta ordem acabaria por ser suspensa em outubro de 2020, após bloqueio de um juiz federal. Na altura, a empresa já havia concordado em vender parte maioritária do TikTok à Oracle e ao Walmart.


Recentemente, no início deste ano, a administração Biden reacendeu a chama desta polémica, com as mesmas exigências do governo anterior. Isto levou a que o CEO do TikTok, Shou Zi Chew, tivesse que dar explicações sobre a rede social perante o Congresso dos Estados Unidos. O banimento da plataforma em solo norte-americano é impopular entre a população, visto que quase metade do país (aproximadamente 150 milhões de pessoas) utiliza a rede social e a mesma tem sido uma plataforma essencial para a divulgação de pequenos negócios.


Em 2023, o TikTok ultrapassou o Facebook e é, atualmente, a rede social mais valiosa do mundo e, através da monetização de vídeos, tornou-se fonte de rendimento para milhares de criadores de conteúdo em todo o mundo. A sua popularidade não para de aumentar e continua a ser uma das apps mais descarregadas no mundo, com mais de 47 milhões de downloads só em março deste ano.
Comentarios (0)

    Comentario

    Los comentarios requieren aprobación antes de ser publicados.