O teu e-mail está seguro?
A internet democratizou o conhecimento, fomentou a globalização, eliminando as barreiras de tempo e espaço, e trouxe novas oportunidades. Mas, no meio de todas estas vantagens, existem vários perigos. Ao fim de alguns anos de experiência no mundo online, sabemos que existem sempre esquemas de phishing e hackers para se aproveitarem de nós e das nossas distrações. Se antes estas burlas passavam por um simples email com ofertas inacreditáveis a troco de se registar num website, atualmente evoluíram bastante e são cada vez mais difíceis de reconhecer.
A maioria das pessoas utiliza o Gmail ou outro serviço de email online que, normalmente, tem acesso a uma cloud com fotografias, documentos, passwords e até cartões de crédito guardados. Ora, tudo isto é muito prático até sofrermos um ataque informático e alguém ficar com acesso imediato a todas essas informações preciosas.
Com os ataques no login do Gmail a aumentar, deves proteger melhor as tuas informações. Não custa nada e vai aumentar as tuas barreiras de segurança, vê aqui como o fazer!
- Entra no Gmail;
- Abre a página de gestão de conta, que se encontra no canto superior direito (no computador);
- No menu do lado esquerdo tens a opção Segurança;
- Desliza para baixo e irás encontrar uma caixa que diz “Iniciar sessão no Google”;
- Selecciona a opção “Validação em dois passos”;
- Carrega na caixa azul que diz “Introdução”;
- No teu computador vão aparecer os dispositivos onde tens sessão iniciada. Escolhe o teu telemóvel pessoal, é nele que vais receber os pedidos de autenticação sempre que alguém quiser entrar na tua conta de email;
- Clica em “Continuar” e vais receber um pedido no teu smartphone;
- Abre o email no smartphone e carrega no “Sim”;
- Agora tens de introduzir o teu número de telemóvel no Gmail e receberás um código para introduzir quando tentas iniciar sessão de um dispositivo desconhecido.
Share:
Como manter o foco no meio de tantas distrações?
O que é o DPI ?