Toda a gente já ouviu falar sobre os 3Rs, mas alguma vez paraste para pensar no impacto que isto pode ter no teu dia a dia? A política dos 3Rs apresenta-se como um conjunto de práticas sustentáveis, cujo objetivo é o de minimizar o impacto ambiental causado pelo desperdício de materiais e produtos provenientes de recursos naturais e, ao mesmo tempo, poupar a natureza da extração inesgotável de recursos.
Esta campanha, criada pela Conferência Nacional da Terra (ECO-92), que foi realizada em 1992, no Rio de Janeiro, e referendada pelo 5.º Programa Europeu para o Ambiente e Desenvolvimento - realizado no ano seguinte - surgiu para simplificar as regras a seguir para ajudar o meio ambiente e tem por base a letra R, de Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Aplicada por esta mesma ordem e popularizada pelo grupo Greenpeace, é uma proposta de reflexão e ação sobre os nossos hábitos de consumo, que visa torná-los, por sua vez, mais responsáveis, diminuindo o impacto do lixo no meio ambiente. Mas vamos explorar cada um dos Rs:
Reduzir
Como já referido, o primeiro e mais importante passo a seguir e cumprir é reduzir, isto é, abrandar o desejo consumista da sociedade, uma vez que, quanto maior for o volume de compra de novos produtos, maior é a quantidade de materiais descartados, gerando assim mais lixo. Esta proposta contradiz a essência das vendas e o consumo capitalista, porém, contribui para a redução do consumo de energia e da emissão de gases tóxicos. O incentivo ao consumo responsável é um dos objetivos principais desta política, que se reflete na economia circular, sobre a qual falamos no nosso artigo "O que é a economia circular?".
Reutilizar
Em segundo lugar vem o passo de reutilizar, isto é dar uma nova vida a materiais não mais utilizados, como garrafas plásticas, caixas ou qualquer coisa que possa ser reaproveitada, ou seja, consertar ou reimaginar um produto e dar-lhe um novo uso, ao invés de o descartar.
Deste modo, ao reutilizarmos materiais e produtos que poderiam ter uma segunda vida e função, estamos a contribuir, novamente, para a economia circular, onde consumimos recursos renováveis, utilizados para fabricar cada vez mais bens de consumo, uma vez que atribuímos mais tempo ao seu uso, prolongando a sua vida útil.
Para mais, ao transformarmos um determinado material já utilizado em outro, adiamos a necessidade de consumir um novo e de produzir resíduos ambientais e, ao mesmo tempo, promovemos a preservação ambiental, contribuindo para a redução da poluição e contaminação do solo. Esta prática auxilia a redução da quantidade de matéria-prima, energia e água necessária para a fabricação de novos produtos, reduzindo drasticamente o descarte de bens de consumo e consequente poluição do meio ambiente.
Reciclar
Em terceiro lugar, mas não menos importante, vem o passo de reciclar, isto é, auxiliar na possibilidade de reaproveitamento dos materiais, diminuindo o lixo e, ao mesmo tempo, diminuindo a procura por mais recursos da natureza.
Este é apenas o último passo na política dos 3Rs, uma vez que, sem os dois passos anteriores, não há sistema que aguente toda a quantidade de resíduos gerados. Deste modo, a reciclagem consiste no processamento de materiais por meio da sua transformação física ou química , geralmente em forma de matéria-prima, para produção de novos produtos e bens de consumo.
Um produto só poderá ser reciclado corretamente se fizermos a sua triagem, ou seja, separação do nosso lixo nos ecopontos, para depois este ser cuidado numa estação de tratamento. Existem vários tipos de produtos recicláveis como o papel, plástico, alumínio, aço, entre outros.
Assim, este processo exige um esforço individual, pois consiste na reciclagem de resíduos que ainda são aproveitáveis para reintroduzi-los outra vez como novas matérias primas.
Posto tudo isto, reduzir o consumo ao máximo, reutilizar produtos que não são utilizados e reciclar aqueles que chegaram ao final da sua útil vida são práticas necessárias e que, não só ajudam o meio ambiente, mas também tornam possível a diminuição do custo de vida, reduzindo gastos, principalmente no setor industrial. Consumir conscientemente e de forma responsável, ou seja, não apenas reduzir o consumo, mas também escolher produtos recicláveis, é fundamental para reduzir a produção de lixo no ambiente e o desperdício.
Esta redução deve englobar, tanto a utilização de produtos, como o racionamento de recursos, como, por exemplo, água ou combustível, que, por sua vez, além de ter um forte impacto no ambiente, minimiza os danos causados pela poluição e acúmulo de lixo. Deste modo, ao termos práticas como comprar somente a quantidade de alimentos que são utilizados e o uso consciente de água, estamos a diminuir a quantidade de resíduos descartados poluidores do ambiente.
Ao seguirmos estes passos fundamentais, estamos a contribuir para a melhoria do nosso planeta e a torná-lo cada vez mais bonito. As ações individuais promovidas pelos 3Rs têm um impacto enorme no meio ambiente e na redução da nossa pegada ecológica, o que, em si, é urgente e prioritário.
A política dos 3Rs já foi atualizada e, atualmente, podemos dizer que existem mais quatro passos importantes na proteção do meio ambiente, sendo eles o repensar, recusar, reintegrar e responsabilizar. Tudo isto tem como intuito promover a mudança de hábitos no nosso cotidiano e garantir um futuro melhor para todos nós, para nos levar a repensar os nossos valores e práticas.
Em suma, a aplicação diária desta prática pode te ajudar, não só a preservar o meio ambiente, como a diminuir certos custos do dia a dia! É importante termos esta ideia em mente quando pensamos em consumir ou descartar, uma vez que o futuro do mundo também está nas nossas mãos.
Partilhar:
Como ter um verão mais sustentável
Biodiversidade: o que é e como a proteger?