O Halloween é uma festa divertida e cheia de magia, mas também pode ser uma fonte de desperdício. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a cada ano, são produzidas cerca de 600 milhões de toneladas de resíduos plásticos no mundo. Desse total, uma parcela significativa é composta por produtos descartáveis que usamos no Halloween, como fantasias, máscaras, balões e doces.
Todavia, com um bom plano, é possível celebrar o Halloween de forma mais sustentável. Aqui estão algumas dicas:
Fantasias, disfarces e máscaras
As fantasias e máscaras descartáveis são feitas de materiais não biodegradáveis, como plástico e poliéster. Em vez de comprar fantasias e máscaras novas todos os anos, escolhe opções reutilizáveis, como peças de roupas antigas ou adereços de papelão.
- Usa roupas de segunda mão ou roupas antigas para fazer as tuas fantasias. Podes encontrar roupas de segunda mão em lojas de artigos usados ou vintage. Se tiveres roupas antigas em casa, podes usá-las para criar um disfarce original e criativo.
- Usa acessórios de papelão, como chapéus, máscaras e chapéus de bruxa. O papelão é um material barato e fácil de encontrar. Poderás usar a tua criatividade para criar acessórios assustadores e divertidos.
- Pinta o rosto ou o corpo para criar uma maquilhagem assustadora. A maquilhagem é uma ótima maneira de criar uma fantasia sem precisares de comprar roupas ou acessórios. Consegues encontrar tutoriais de maquiagem de Halloween online ou em revistas especializadas.
Decorações
As decorações de Halloween compradas em loja são, geralmente, feitas de materiais artificiais, como plástico e espuma. Em vez de comprar decorações novas, recorre a materiais naturais, como folhas, galhos e frutas, ou criar as tuas próprias decorações com materiais reciclados.
- Usa folhas, galhos e frutas para fazer decorações. Podes utilizar folhas e galhos para fazer arranjos florais, teias de aranha e outros elementos assustadores. As frutas também podem ser usadas para fazer decorações, como abóboras esculpidas, morangos com espinhos e outras frutas assustadoras.
- Faz lanternas de abóbora com abóboras reais. As lanternas de abóbora são um clássico do Halloween. Se fizeres as tuas próprias, usa uma faca afiada para cortar a abóbora e uma colher para retirar as sementes e a polpa.
- Recorre a velas e luzes de LED para criar um ambiente assustador. As velas e luzes de LED são uma ótima maneira de criar um ambiente assustador para a tua festa. Podes usar velas para iluminar o teu quintal ou casa, ou usar luzes de LED para criar padrões assustadores.
Doces e guloseimas
Os doces e guloseimas industrializados são embalados, por norma, em plástico, que acaba por gerar bastante lixo. Em vez de comprares doces e guloseimas industrializados, oferece opções caseiras, embaladas em materiais compostáveis ou reutilizáveis.
- Faz bolos, cookies e outras guloseimas caseiras. Doces e guloseimas caseiras são uma ótima maneira de economizar dinheiro e reduzir o desperdício. Consegues encontrar receitas de doces e guloseimas caseiras online ou em revistas.
- Embala os doces e guloseimas em papel alumínio ou celofane compostáveis. O papel alumínio e o celofane compostáveis são feitos de materiais biodegradáveis.
Recolhe o lixo
É importante recolher o lixo produzido durante uma festa de Halloween. Separa o lixo reciclável do lixo orgânico e descarta corretamente.
- Coloca caixotes do lixo ao redor da casa ou da festa para facilitar a coleta.
- Separa o lixo reciclável do lixo orgânico. O lixo reciclável inclui papel, plástico, metal e vidro. O lixo orgânico inclui restos de comida, folhas e galhos.
- Leva o lixo para um local apropriado para descarte.
Share:
Os destaques dos 25 anos da Google
Entrevistámos o Bard sobre equipamentos recondicionados 🤖