add wishlist add wishlist show wishlist add compare add compare show compare preloader
  • DigiClub 🎁 Consegue um computador de graça com o nosso programa de recompensas!
As cidades mais sustentáveis do mundo

As cidades mais sustentáveis do mundo

Desde 2015, a Arcadis, uma empresa global de consultoria que atua em diversas áreas, em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, tem desenvolvido um ranking das cidades mais sustentáveis do mundo. Ao todo, são analisadas 100 cidades em mais de 40 países, com base em três pilares: ambiental, social e económico.


As cidades desempenham um papel importante na luta contra as mudanças climáticas e na evolução para um estilo de vida mais sustentável por serem um foco de consumo energético e de produção de resíduos, o que lhes dá a chance de, ao mesmo tempo, se tornarem líderes na transição energética para fontes mais limpas e na mudança de comportamentos de consumo e ambientais.


O top 10 do ranking da Arcadis (que poderás consultar abaixo) é marcado pela presença de cidades europeias: Oslo foi considerada, em 2022, a cidade mais sustentável do mundo. O segundo lugar é ocupado por Estocolmo, na Suécia, e o terceiro por Tóquio, no Japão.

 

Fonte da imagem: Iberdrola 

 

Os motivos que fazem com que Oslo lidere o ranking são vários. Em primeiro lugar, a capital norueguesa conta com meios de transporte público sustentáveis. Por outro lado, a abundância de espaços verdes e a boa qualidade do ar são reflexo de políticas públicas que visam manter a prosperidade na capital europeia, que é também destaque pelo uso responsável de energia elétrica.


Por sua vez, Estocolmo chega ao segundo lugar devido, sobretudo, ao fator social. O equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho é o grande destaque da cidade, que apresenta também bons resultados no que toca à qualidade do ar. A capital sueca é também conhecida pelo seu compromisso com a redução das emissões de carbono


Fechando o top 3, Tóquio, a única cidade asiática entre os primeiros vinte colocados é destaque, sobretudo, pelo fator económico e também pela sua gigantesca infraestrutura de transporte. A capital japonesa tem, ao longo dos anos, feito esforços significativos para promover a sustentabilidade em diversos campos para além dos transportes, como na eficiência energética, na gestão de resíduos e na conscientização ambiental da população.
Comentários (0)

    Comentar

    Os comentários necessitam de aprovação antes de serem publicados.