Envío gratuito a Portugal peninsular y España

O que é a economia circular?


Atualmente, tópicos como sustentabilidade, meio ambiente e reciclagem estão na ordem do dia. Com cada vez mais desastres naturais e catástrofes causadas pelas mudanças climáticas, é necessário olharmos para o todo e entendermos onde podem ser aplicadas mudanças reais e positivas para o nosso planeta, sendo uma delas a transição para um sistema de economia circular. Mas afinal, o que é a economia circular?

A origem do conceito de economia circular é um tópico de debate. Apesar de alguns defenderem que a ideia em si, sem nome à época, surgiu, pela primeira vez, num relatório de pesquisa da autoria dos economistas Walter Stahel e Genevieve Reday para a Comissão Europeia, o nascimento do conceito como o conhecemos hoje é atribuído a David Pearce e Kerry Turner, dois economistas e ambientalistas britânicos, que, em 1989, expuseram num artigo jornalístico que aeconomia tradicional não levava em conta o processo de reciclagem e, por isso, era insustentável.

A economia tradicional, que funciona de forma linear, tem como fim o descarte de produtos. Por oposição, a economia circular tem como princípios, segundo a Fundação Ellen McArthur, o fim do desperdício e da poluição, a circulação de produtos e mercadorias em oposição ao seu descarte e, por fim, o trabalhar para a regeneração da natureza.

Simplificando, a economia circular nada mais é do que um conceito que tem por base o uso responsável dos recursos naturais, associado ao desenvolvimento económico e industrial, através de novos sistemas e modelos de negócio e priorizando ainda o uso de matérias-primas recicláveis, reutilizáveis e com maior longevidade.

Fonte da imagem: Opersan

Apesar da economia circular ainda ser um conceito relativamente desconhecido para o público, as grandes instituições já estão cientes da necessidade de mudança. Neste contexto, em dezembro de 2015, a Comissão Europeia aprovou o seu primeiro plano de economia circular, com 54 ações a serem tomadas pelos diferentes países europeus para que a transição para este modelo económico seja feita de forma eficiente, responsável e tendo sempre em consideração a competitividade económica e a geração de emprego. As cinco principais áreas a serem trabalhadas neste plano estão relacionadas com uso de plástico, o combate ao desperdício alimentar, o uso de matérias-primas essenciais, à construção e demolição e, por fim, a biomassa e produtos derivados (bio-based).

Fonte da imagem: Comissão Europeia

Um dos principais objetivos da Digiplanet é o de promover a economia circular Isto está claro nos nossos valores e, através do processo de recondicionamento e posterior revenda de equipamentos informáticos recondicionados, estamos a contribuir para a sustentabilidade e preservação do nosso planeta, através de uma atividade económica responsável e mais amiga do ambiente.