add wishlist add wishlist show wishlist add compare add compare show compare preloader
  • Take advantage! Return period extended until January 31st.
As mulheres que lutam pelo meio ambiente

As mulheres que lutam pelo meio ambiente

No dia 8 de março celebra-se o Dia Internacional da Mulher, data oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 70 e que nos relembra a luta contínua das mulheres ao redor do globo pela igualdade de direitos perante os homens e também contra o machismo e violência contra a mulher.


Em homenagem a esta data tão importante, a Digiplanet vai dar-te a conhecer algumas mulheres reconhecidas pela luta em prol do meio ambiente e da sustentabilidade.

 

Wangari Maathai (1940-2011)



Wangari Maathai foi uma professora, ativista ambiental e a primeira mulher africana a receber o Prémio Nobel da Paz, em 2004, pelo seu
trabalho social e ambiental em comunidades carentes africanas


Nascida no Quénia, Wangari foi fundadora do The Green Belt Movement, cujo foco é a proteção e conservação ambiental, unido à defesa dos direitos das mulheres.

 

Winona LaDuke (1959- )



Conhecida pelo seu trabalho relacionado à
preservação e reivindicação de territórios indígenas nos Estados Unidos da América, Winona LaDuke é uma ambientalista, escritora e economista norte-americana que, desde cedo, se dedicou ao ativismo.


Winona é diretora executiva da Honor the Earth, uma organização sem fins lucrativos que pretende aumentar o conhecimento sobre as ações de justiça ambiental indígena e que fornece apoio financeiro às mesmas, sempre com a perspetiva de desenvolvimento sustentável. 



Rachel Carson (1907-1964)



Considerada uma das principais responsáveis pelo lançamento da
consciência ambiental moderna, Rachel Carson era uma bióloga marinha, cientista, escritora e ambientalista norte-americana que, para não revelar a sua condição feminina e, consequentemente, atrair descrédito para os seus trabalhos, começou por assinar as suas obras como R. L. Carson.


Com o lançamento do seu livro “Silent Spring” (1962), onde alertava para os perigos do uso de pesticidas para os humanos e para a natureza, Rachel marcou para sempre o movimento ambientalista global. 



Isatou Ceesay (1972- )



Ativista ambiental e empreendedora, Isatou Ceesay nasceu na Gâmbia e é conhecida como “Rainha da Reciclagem” do seu país, por ter criado o projeto One Plastic Bag, que recolhe e recicla plástico de aterros que, posteriormente, é usado para fabricar malas, acessórios e tapetes.


Para além do impacto ambiental positivo, através do seu projeto, Isatou permite que diversas mulheres tenham um rendimento pela venda dos produtos reciclados e, assim, promove também mudanças sociais de valor. 

 

Vandana Shiva (1952- )



Para além de filósofa, física, ecofeminista e ativista ambiental indiana, Vandana Shiva (em hindi: वंदना शिवा) é também conhecida por ter fundado a Navdanya, uma organização não governamental e instituto de pesquisa, cujo principal objetivo é o da proteção da biodiversidade e da integridade de sementes nativas, unido às práticas de comércio justo.


Vandana, que já discursou na Organização Mundial de Comércio e no Fórum Económico Mundial, é também diretora da Fundação de Pesquisas em Ciência, Tecnologia e Ecologia.

 

Nemonte Nenquimo (1986- )


Considerada pela Time, em 2020,
uma das cem pessoas mais influentes do mundo, Nemonte Nenquimo é uma ativista e líder indígena da tribo Waorani, do Equador, que luta pela preservação da floresta Amazónica. É também co-fundadora da Ceibo Alliance, que tem como objetivo a união de comunidades indígenas para proteção das terras e da floresta tropical, bem como a promoção da sobrevivência cultural das mesmas, enquanto ainda promove a energia solar e cria oportunidades económicas para diversas mulheres.


Crítica dos lobbies de agricultores, petrolíferas e mineradoras, Nemonte e o seu povo conseguiram, em 2019, parar com sucesso a perfuração de petróleo na Amazónia equatoriana, protegendo, assim, cerca de 500 mil hectares de floresta. 



Xiaoyuan "Charlene" Ren (1994- )



A luta de Xiaoyuan Ren, uma engenheira ambiental chinesa, relaciona-se com os mais de 300 milhões de residentes na China rural que
não têm acesso consistente à água potável


Com uma estimativa de 50% de lençóis freáticos contaminados no país, Ren fundou a MyH2O, empresa que disponibiliza uma app que mapeia e monitoriza a qualidade da água do subsolo, o que permite a diversas comunidades encontrar uma fonte de água limpa. Desde o lançamento em 2015, a MyH2O já atende mais de mil vilarejos, em 26 províncias. 

  

Greta Thunberg (2003- )

Possivelmente a ativista ambiental mais conhecida da atualidade, Greta Thunberg é uma jovem estudante sueca que foi levada à fama em 2018, quando começou a faltar às aulas para protestar à frente do parlamento sueco.


Greta é conhecida mundialmente pelo seu ativismo contra o aquecimento global e as mudanças climáticas, tendo sido convidada para participar nos maiores eventos da política global, como o Fórum Económico Global, a Cúpula do Clima da ONU e a COP25, fora outras intervenções no Parlamento e no Comité Europeu. Em 2019, a revista Time atribuiu-lhe o título de Person of the Year.

 

 

Comments (0)

    Leave a comment

    Comments have to be approved before showing up