add wishlist add wishlist show wishlist add compare add compare show compare preloader
  • Envío gratuito 🚚 Recibe tu pedido gratis en Portugal y España.

Os Jogos Olímpicos mais sustentáveis de sempre


Durante Julho e Agosto de 2021 realizaram-se os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 (adiados para o ano seguinte devido à pandemia).



Entre os vários recordes mundiais e conquistas, a sustentabilidade não passou despercebida. A organização das Olimpíadas tem cada vez mais preocupações ambientais e este ano foram várias as iniciativas, seguindo o princípio Be better, together – For the planet and the people.



Uma das medidas adotadas foram os pódios construídos com plástico reciclado. Aproximadamente 45 toneladas de resíduos plásticos foram transformadas em matéria-prima para produzir os pódios projetados pelo designer japonês Asao Tokolo.



Para a sua construção, o povo japonês doou o equivalente a 400.000 garrafas através de mais de 2000 pontos de recolha espalhados por todo o país. Estas garrafas foram recicladas e transformadas para imprimir em 3D os 98 pódios que foram utilizados durante as Olimpíadas!



                                              Podio Jogos Olimpicos



Para premiar os atletas que conseguem subir ao pódio, foram fabricadas medalhas olímpicas 100% recicláveis e feitas a partir de metais reaproveitados de lixo eletrónico.

 


Para conseguir fazer as cerca de 5000 medalhas para os Jogos Olímpicos, a produção no evento recorreu mais uma vez às doações de aparelhos inutilizados dos japoneses. Através de equipamentos como antigos telemóveis e computadores, que foram desmontados para reutilizar os metais nobres - ouro, prata e bronze - presentes no seu interior, conseguiu-se extrair 32 quilos de ouro, 3.500 quilos de prata, 2.200 quilos de bronze e outros metais.



No total, foram recolhidos mais de 6 milhões de antigos telemóveis e mais de 78 toneladas de computadores, tablets, monitores e outros aparelhos antigos ou danificados.



Cada medalha pesa aproximadamente meio quilo, mas a composição de cada uma varia. As de ouro são feitas com 550 gramas de prata coberta por 6 gramas de ouro, ambos reciclados, claro. Já as de prata são produzidas 550 gramas apenas do próprio material e as de bronze são 450 gramas de bronze vermelho.



                                               Medalhas Jogos Olímpicos


As restantes iniciativas sustentáveis passam por estrados das camas feitos de cartão, veículos de transporte na vila olímpica quase todos elétricos, infraestruturas construídas a partir de madeira reciclada, eletricidade fornecida com energias renováveis e a tocha olímpica feita de alumínio reciclado.


Esta foi sem dúvida a edição olímpica mais sustentável da história! Será este um exemplo a seguir nos próximos Jogos Olímpicos, em 2024?

 

Maria do Mar Sousa, 8/08/2021