Queres um Mundo sem plástico? Vê por onde começar!

Por Equipa Digiplanet 0 comentários

Queres começar a contribuir para um mundo com menos plástico? A iniciativa Plastic Free July ajuda-nos a dar os primeiros passos. Lê e começa hoje a criar um mundo melhor!

E a boa notícia é que qualquer um pode ajudar. Podes começar devagar ou tentar ter um impacto maior. Inspira-ta nos passos abaixo!

 

 



Bebidas para levar

Quando quiseres levar um café ou uma bebida da pastelaria, ou do teu coffee shop preferido, leva contigo um copo reutilizável e pede para seres servido aí, evitando usar um copo descartável!

Não é difícil! Há muitas alternativas de copos no mercado que podem acompanhar-te na tua mala ou bolsa.  Existem opções de cerâmica, aço, plástico ou vidro!

A maioria dos copos que te dão com a tua bebida não são reciclados nem recicláveis! O impacto no ambiente desta sua ação vai ser enorme!

 

Proteger o ambiente quando compra frutas e vegetais

Frutas e Vegetais

Muitas lojas e supermercados pré-embalam as suas frutas e vegetais em plástico ou põem à disposição dos seus clientes sacos de plástico para colocar estes produtos. Há alternativas muito simples para ajudar a reduzir o impacto desta prática no ambiente.

Não compres vegetais e frutas pré-embaladas em plástico! Usa sacos reutilizáveis que podes trazer de casa, mas tenta que sejam de plástico reciclado ou de tecido reutilizado. E, se calhar, nem precisas de saco!

 

 Proteger o ambiente evitando o uso de sacos de plástico

Sacos de Plástico

Os sacos de plásticos são extremamente prejudiciais para o ambiente e para a vida selvagem.

Recusa sacos de plástico que te oferecem nas lojas e assegura-te que levas os teus próprios sacos para as compras no supermercado ou em qualquer outra loja. Existem alternativas compactas de grande capacidade e que cabem no bolso.

Livra-te dos sacos de plástico e contribui de forma expressiva para o nosso Planeta!

 

Proteger o ambiente evitando o uso de palhinhas

Palhinhas

Muitos bares e cafés oferecem aos seus clientes palhinhas para as bebidas. As crianças adoram-nas e muitas vezes os adultos também!

Recusa essas palhinhas descartáveis pedindo a tua bebida sem palhinha ou traz uma reutilizável de casa. Hoje em dia existem excelentes opções de metal, bambu ou vidro.

Mas, atenção, assegura-te que avisas quem te preparar a bebida antes que ta traga para evitar que a palhinha afinal acabe no lixo da mesma maneira.

 

Proteger o ambiente evitando o uso de garrafas de plástico

Garrafas de Plástico

Muitas pessoas compram garrafas de plástico para as descartar no lixo, minutos depois. Compra uma garrafa reutilizável e evita o uso de garrafas descartáveis.

Nos restaurantes, ao pedires uma água, certifica-te que não vem em garrafa de plástico. Se for o caso, pede uma alternativa em garrafa de vidro ou escolhe beber água da torneira.

 

Proteger o ambiente na padaria

Na Padaria

Infelizmente, muitas padarias e supermercados embalam o pão, bolos e outros alimentos em plástico.

Podes evitar que mais plástico vá parar ao ambiente procurando alternativas não embaladas e trazendo a tua própria embalagem de casa.

Se te esqueceres de trazer a embalagem de casa podes sempre pedir que te embrulhem o que vais levar em papel (que podes oferecer para reciclagem depois).

 

Proteger o ambiente nas compras de carne e peixe

Carne e Peixe

Carne, peixe e outros produtos são muitas vezes vendidos em bandejas de poliestireno, um tipo de plástico extremamente difícil de reciclar. Além disso, contém produtos químicos que podem ser prejudiciais à saúde humana.

Recusa produtos embalados em plástico, em particular os que são oferecidos em bandejas de poliestireno.

Se estas opções não estiverem disponíveis no teu supermercado, vale a pena procurar um talho ou uma peixaria que forneçam estes produtos sem estar embalados. Lembra-te de levares para as compras um recipiente reutilizável para trazeres os vários produtos evitando embalagens prejudiciais ao ambiente e à saúde!

 

Proteger o ambiente reduzindo reutilizando e reciclando

Reduz, Reutiliza e Recicla

Estes três R (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) ajudam a tornar o nosso planeta e o nosso futuro mais sustentável.

Reduz o que compras. Antes de comprares algo, pergunta-te se realmente precisas de o fazer ou se podes reutilizar algumas coisas que já tenhas. Comprar roupas ou outros produtos em segunda mão contribui muito para reduzir o desperdício.

Reutiliza produtos de plástico sempre que possível ou leva-os para lojas de segunda mão para evitar que acabem no lixo.

Recicla corretamente e escolhe comprar produtos que ajudem à reciclagem!

A iniciativa Plastic Free July sugere-nos ver a História das Coisas (Story of Stuff) apresentada no site https://storyofstuff.org/

Partilha estas ideias com os teus amigos e divulga-as junto da tua comunidade e do comércio onde costumas comprar. 

 

* * *

 

Digiplanet é a nova marca apresentada pela Digiconta.

Do nosso empenho em promover um consumo mais responsável nasce a plataforma Digiplanet que lhe apresenta um conjunto de equipamentos recondicionados, topo de gama, de alta performance e de baixo preço, que lhe permitem desempenhar as suas tarefas profissionais, académicas ou de lazer, com a mesma qualidade que encontraria num equipamento semelhante, em estado novo e adquirido num revendedor tradicional. 

Digiplanet conta com a elevada experiência técnica, altamente especializada da Digiconta que, desde 1976, atua no mercado das soluções tecnológicas, trabalhando para instituições exigentes, em particular os mais importantes bancos nacionais. 

experiência e o rigor técnico, acumulado ao longo de mais de 40 anos de atividade, fazem da Digiconta a instituição natural e mais preparada para lhe proporcionar uma escolha segura e uma oferta diversificada em computadores recondicionados com garantia, que pode agora encontrar na nova plataforma Digiplanet.

 

 

 

x