O que é o DPI ?

Por Equipa Digiplanet 0 comentários

O que é o DPI ?

Se estás a pensar comprar um rato novo para o computador, uma das características técnicas mais comuns que vais encontrar é o DPI - uma ferramenta usada para medir a sensibilidade deste acessório. Nem sempre é claro como o DPI pode ter impacto no desempenho do rato mas, se costumas jogar no computador ou utilizas programas de edição, deves atualizar este padrão.

 

DPI significa, em inglês, “Dots Per Inch”. Traduzindo esta expressão para português, a sigla quer dizer Pontos por Polegada. Este valor demonstra o número de pontos que estão presentes numa polegada, que corresponde a 2,54cm. O DPI afeta a sensibilidade de movimento do rato. Ou seja, quanto maior for este valor, maior será a precisão do movimento e mais rápida a velocidade do ponteiro.

 

Para ajustar este valor, basta aceder à barra de pesquisa do Windows e escrever “Rato”. De seguida basta carregar no botão que diz “Opções do ponteiro” e definir a velocidade de acordo com o tipo de uso. Sugerimos em baixo o número de DPIs que deves escolher de acordo com a utilização que dás ao rato e ainda alguns modelos de rato da nossa loja:

 

 

  • Utilizador comum: 400 a 2000 DPI – este valor deve ser o escolhido para pessoas que usam o computador para tarefas como redigir textos, navegar na internet, email e redes sociais. Rato sem fios Trust Ziva – Digiplanet
  • Profissional ou gaming: 2000 a 6000 DPI – para utilizadores que precisam de uma maior precisão para trabalhar com imagem ou vídeo e para gamers, este valor vai garantir a qualidade necessária. Rato Gaming GXT 900 Trust – Digiplanet
  • Uso específico: +8000 DPI – Existem ainda ratos técnicos específicos para trabalhos e jogos que precisam de um nível muito elevado de DPI.

A Digiplanet dispõe de vários modelos de ratos baratos e recondicionados para atender às necessidades de todos os nossos clientes. Podes ver todas as opções AQUI.

x