O que afeta mais a performance do seu computador?

Por Equipa Digiplanet 0 comentários

O que afeta mais a performance do seu computador?

Durante o último ano (e quase meio) tivemos de nos virar para os computadores. Quer para reuniões de trabalho ou até falarmos com familiares e amigos. Muita gente teve de investir num computador novo para si e para as aulas online dos filhos. Quem não teve possibilidade de adquirir um novo, teve de se desenrascar com o que já tinha, que normalmente não era usado para videochamadas e 8 horas de uso diário. No caso de teres um destes computadores mais “velhinhos”, que não são suficientemente rápidos ou que está sempre a bloquear, existem algumas formas de melhorar a sua performance e prolongar a sua vida útil sem teres de gastar muito dinheiro, ou seja, trocar as componentes todas ou comprar um novo.

 

Normalmente, o fator que afeta mais a velocidade e performance do PC é a capacidade de transmissão de dados, que se traduz em duas componentes importantes - a memória e o armazenamento. Fazendo o upgrade de uma destas partes (ou ambas, havendo possibilidade), vais notar uma grande diferença no desempenho da tua máquina!

 

A memória RAM (Random Access Memory) não armazena conteúdos permanentemente. Esta peça armazena dados de programas em execução enquanto o computador está ligado, disponibilizando essa informação ao processador. Este processo torna a execução das tarefas bastante mais rápida. Antes de aumentares a memória RAM do teu PC, pensa no tipo de uso que lhe vais dar e quantos GB necessitas.

 

  - Memória RAM 4GB a 6GB - indicado para quem necessita de realizar tarefas simples no dia-a-dia, como criar documentos, navegar na internet, ver o email. Pequenas tarefas que não exijam muita capacidade de resposta do processador.

 

  - Memória RAM 8GB a 16GB - tarefas e programas complexos, que exigem mais do processador,  irão precisar de mais memória para manter o nível de performance. Adequada para edição de conteúdos multimédia e gaming.

 

A outra opção é trocar o disco rígido. O disco rígido, em inglês Hard Disk (HD), é responsável pelo armazenamento de dados. Ao contrário da memória RAM, a informação fica guardada mesmo quando o computador já não está ligado. Existem dois tipos de discos de armazenamento: HDD (Hard Disk Drive) e SSD (Solid State Drive). 

 

As principais diferenças entre estes dois discos de armazenamento são a velocidade de resposta, capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo e o preço. Sendo que um disco HDD é consideravelmente mais barato que um disco SSD.

 

Os computadores mais recentes, normalmente, já vêm equipados com um disco SSD. Se o teu PC ainda tem um disco HDD, podes fazer o upgrade e vais notar uma grande diferença no seu funcionamento. Na escolha da capacidade do disco, mais uma vez é importante decidir para que serve o PC:

 

  - Disco SSD 120GB - Para quem usa o portátil a um nível simples, vendo alguns vídeos, chamadas virtuais, utilizando documentos e programas mais leves, mas gosta de alguma velocidade na abertura do computador ou dos programas.

 

  - Disco SSD 240GB a 500GB - Para aqueles que precisam e usam o portátil a um nível mais exigente, com mais performance.

 

Por último, podes sempre investir num portátil recondicionado, já limpo e atualizado, que te dá a possibilidade de personalizares a memória e o disco quando o compras. Já para não falar do valor bastante mais simpático!

Se precisas apenas de atualizar o hardware ou de uma limpeza geral de software, entra em contacto com a nossa equipa técnica especializada para saber como te podemos ajudar!

 

 

Maria do Mar Sousa

8/07/2021

x