DICAS PARA SOBREVIVERES AO CONFINAMENTO

Por Equipa Digiplanet 0 comentários

DICAS PARA SOBREVIVERES AO CONFINAMENTO

No final de Janeiro de 2021, Portugal entrou na terceira vaga da pandemia Covid19, que resultou num segundo confinamento no espaço de menos de um ano. Ao fim de um mês, parece que estamos a conseguir controlar o impacto da covid19, mas ainda sem ver o final das restrições.

O encerramento das escolas, universidades e escritórios já não aparece como uma situação nova, mas é provável que te sintas em baixo ou que sofras de “fadiga pandémica”. Este novo fenómeno, segundo a Ordem dos Psicólogos, refere-se a um sentimento de sobrecarga, por nos mantermos constantemente vigilantes, e também um sentimento de cansaço, por obedecermos a restrições e alterações na nossa vida. Um estudo, realizado pela Organização Mundial de Saúde, revela que a fadiga pandémica afeta mais de 60% da população mundial.

Continua a ler para descobrires as nossas dicas para manteres a tua saúde mental e física neste difícil período que estamos a atravessar!

 

Define um espaço de trabalho

 

Escolhe uma zona da casa que será a tua estação de estudo/trabalho. É importante saber fazer a separação entre vida pessoal e profissional e, durante o confinamento, essa divisão deve manter-se. Uma área de trabalho específica facilita sempre este processo e aumenta a tua produtividade. Trabalhar ou ter aulas online na cama, embora possa parecer tentador, não é recomendado - é um espaço associado ao descanso e que, por isso mesmo, diminui a motivação. Podes consultar aqui algumas dicas para uma melhor postura de trabalho e reduzir o cansaço visual provocado pela longa exposição a ecrãs.

 

Planeia os dias

 

Estabelecer horários e fazer planos é de extrema importância. Não só de aulas ou trabalho, mas também de atividades lúdicas. Planeia os teus passeios higiénicos, idas ao supermercado ou conversas zoom com amigos e família.

Estipular metas diárias vai ajudar a manter a saúde mental e o foco. Tenta que os teus objetivos sejam realistas para que consigas cumpri-los.

No caso das crianças, o plano semanal deve ser feito em conjunto com os pais. Ajudará a que elas mantenham uma rotina com espaço para a escola, trabalhos de casa e tempo livre e lúdico com os membros da família.

Mantém o contacto com amigos e família

Manter o contacto com os amigos e família é essencial e está à distância de um clique. A comunicação com pessoas fora do contexto profissional ou do mesmo agregado familiar é bastante importante para partilhar experiências, desabafar e combater a sensação de solidão causada pelo confinamento.

 

Alimentação Saudável

Com os ginásios fechados e recolher obrigatório, é natural que exista uma redução na prática de exercício físico e mobilidade. Manter uma alimentação variada e saudável torna-se assim ainda mais fundamental. Não é o momento indicado para fazer dietas exigentes, mas sim para aproveitar esta fase para criar hábitos alimentares mais saudáveis. Estando confinado tem como consequência um aumento do consumo de alimentos processados, snacks, bolachas e outros alimentos menos saudáveis. Tem sempre contigo uma garrafa de água, para ires bebendo ao longo do dia e assim ajudando a controlar os impulsos de comer alimentos menos saudáveis.

Exercício Físico

Fazer desporto é essencial para manter o corpo e a mente saudáveis. Estando confinado, facilmente nos deixamos ficar no conforto de casa sem praticar qualquer exercício físico. Podes aproveitar os jardins ou zonas verdes, perto do teu local de residência, para andar a pé, correr ou até dar um passeio de bicicleta. Em casa, podes procurar na internet diversos treinos gratuitos online, (ioga, dança, musculação, entre outros) e ainda a possibilidade de contratares um instrutor individual.

“Desligar”

O facto de estarmos confinados faz com que fiquemos perdidos nos horários seja profissionais sejam pessoais. Não caias na tentação de ler e-mails profissionais em qualquer momento ou até de prolongar o dia de trabalho. É importante saber fechar o computador e desligar o cérebro durante algumas horas. Durante este período de descanso, evita ouvir muitas notícias sobre covid-19 ou fazer scroll das redes sociais durante muito tempo, pois tudo isso contribui para esta fadiga pandémica. Aproveita o teu tempo fora de horário de trabalho para leres um livro, fazeres exercício físico, jardinar ou só ouvir música.

E com a Digiplanet podes encontrar os auriculares que precisas para ouvires mais tranquilamente a tua música favorita e teres esse tempinho só teu durante o dia. Descobre-os aqui.

x