Cuidados a ter com Computador Desktop no Verão

Por Equipa Digiplanet 0 comentários

Cuidados a ter com Computador Desktop no Verão

As aulas terminaram, os miúdos entram de férias e começa a preocupação de como os manter ocupados durante três meses. O computador veio aliviar um pouco esta aflição dos pais - as crianças adoram jogar videojogos com os amigos, sendo uma forma de manterem o contacto durante as férias, ver filmes e séries e até navegar nas redes sociais e YouTube.

 

Como durante as férias o PC é muito mais requisitado, existem alguns cuidados que deves ter para prolongar a sua vida útil. A sobreutilização e o calor dos meses de verão juntos são uma arma capaz de danificar o computador desktop de forma definitiva! Descobre aqui algumas dicas para melhorar a performance do teu PC:

 

 

Instalar o desktop numa zona fresca e ventilada 

Todos os computadores, não só os fixos, precisam de ventilação para evitar o seu sobreaquecimento. Coloca o teu PC numa zona arejada da casa, com fluxo de ar, para evitar que o calor fique acumulado! Evita também zonas com exposição solar direta para não aumentar a temperatura da máquina.

 

 

Limpar o pó 

Compraste o teu PC há anos e nunca o abriste para limpar? Aconselhamos-te a fazê-lo assim que possível ou pedir a um técnico que o faça por ti. Os computadores, tal como qualquer outro eletrodoméstico e zona da casa, acumulam pó e sujidade no seu interior que se pode infiltrar nas suas peças e afetar a sua performance. Normalmente, as ventoinhas são as componentes que acumulam mais sujidade, girando cada vez mais devagar, afetando assim a refrigeração do PC. Para fazer uma limpeza segura, desliga o computador antes de começares e não utilizes água nem utensílios húmidos!

 

 

Adiciona uma ventoinha 

Nunca é demais referir a importância da ventilação do computador. Apesar de provavelmente o teu já vir equipado com ventiladores no interior, que expulsam o ar quente, provavelmente são de má qualidade e não são suficientes. O ideal é adquirires uma ventoinha exterior para evitar alcançar temperaturas muito altas e assim prolongar a vida útil da tua máquina!

Temos aqui algumas sugestões: https://digiplanet.pt/collections/outros

 

 

Mudar a pasta térmica 

A pasta térmica é um líquido viscoso com boas propriedades de transferência de calor. Esta substância é aplicada na superfície do processador, garantindo que este e a base do dissipador fazem bom contacto, selando todos os poros e as imperfeições na área dos componentes.

Normalmente, processadores já vêm com uma pasta térmica aplicada de fábrica. No entanto, após alguns meses de uso, esta precisa ser trocada porque fica dura e seca e já não  faz o seu trabalho como devia. A pasta é bastante barata (entre 3 a 6 euros) por isso não há razão para não substituires a tua! 

 

Se precisas de ajuda para preparares o teu computador para as férias, não hesites em ligar para nós.

Os nossos técnicos terão todo o gosto em ajudar-te :)

 

 7/07/2021

Maria do Mar Sousa

x