Computador ou portátil? Qual o melhor?

Por Paula Oliveira 0 comentários

Computador Desktop VS Computador Portátil

 

O que é melhor: um desktop ou um laptop? Que é como dizer um computador desktop ou um computador portátil?

 

Ultimamente, os portáteis têm vindo a conquistar o primeiro lugar no mercado, especialmente pela liberdade que dão aos utilizadores de poderem aceder ao seu computador em qualquer lugar. No entanto, deves ponderar sobre o tipo de uso que vais dar ao teu computador para escolheres o modelo que mais se adequa às tuas necessidades.

Esta decisão deve ser tomada tendo em conta o espaço disponível, o custo, o uso que lhe vais dar ou a necessidade de transportar o equipamento. Neste artigo vamos abordar os aspetos mais importantes nesta tomada de decisão.

 

 

Laptop (Computador portátil)

 

A maior vantagem que estes equipamentos têm sobre os computadores fixos é a mobilidade. Os modelos laptop trouxeram consigo:

  • Uma grande liberdade para os utilizadores, deixando de ser necessário ter o computador sempre no mesmo local e ligado à corrente, preso por cabos.
  • Todos os computadores portáteis vêm equipados com bateria, o que permite que tenhas várias horas de autonomia sem necessitar de uma tomada.
  • Enorme mobilidade. Com um laptop tens a independência de trabalhar/estudar em qualquer lugar, até num avião.
  • Outra razão para preferir um laptop é o tamanho e peso. Atualmente quase todos os modelos são bastante leves e finos, cabem na mochila ou num canto da mala, sendo ideais para quem tem de transportar o computador consigo todos os dias ou até para viajar.

 

Por outro lado, existem algumas desvantagens:

  • A durabilidade de um laptop é muito inferior à de um computador desktop. Por serem tão fáceis de transportar, eles acabam por estar muito mais expostos a quedas e impactos e, nesse sentido, a probabilidade de se danificarem aumenta bastante. Além do mais, trata-se de equipamentos mais leves e frágeis.
  • As baterias dos computadores portáteis, responsáveis pela sua grande mobilidade, têm uma vida útil média de 2 a 3 anos. Quando esta começa a dar problemas, o laptop deixa de funcionar sem estar ligado à corrente e, nessa altura, o melhor é substituí-la por uma nova.
  • Por fim, comparando ambos os modelos com características técnicas semelhantes, o laptop terá sempre um custo mais elevado.

 

 

Desktop (computador fixo)

 

As palavras-chave para escolher um desktop são: personalização, conforto e desempenho.

O computador fixo oferece uma vantagem enorme face ao laptop:

  • A possibilidade de compra dos componentes externos à parte. Assim, os utilizadores podem escolher o tamanho do ecrã, o processador ou a memória RAM de acordo com as suas necessidades. Sempre que seja preciso atualizar ou substituir alguma parte, é possível fazê-lo com muita facilidade, algo que não acontece nos computadores portáteis.

Optar por um desktop é ter mais por menos. Melhor desempenho e potência por um preço mais baixo. Os laptops elegem a mobilidade com principal vantagem, tendo de economizar em potência ou memória. É normal os maiores fabricantes de computadores do mercado lançarem os novos modelos em versão desktop e só depois laptop.

Quando escolhes um computador fixo, é necessário encontrar um espaço em casa para montar toda a estação (desktop, ecrã, teclado, colunas, webcam e rato). Normalmente estes equipamentos acabam por passar toda a sua vida no mesmo local, evitando o desgaste sofrido pelos dispositivos móveis e tendo assim muito maior durabilidade.

 

Este fator é, por outro lado, uma enorme desvantagem para muitos utilizadores. A imobilidade pode condicionar o uso do computador se necessitares dele fora de casa ou do local de trabalho. O espaço disponível para o computador também pode condicionar a decisão pois nem toda a gente dispõe de um local para montar um computador com monitor, teclado, rato e ainda extras como colunas, impressora ou outros periféricos. Para ter tudo isto é necessário um local espaçoso e calmo.

 

Afinal qual é o melhor?

 

Neste campeonato não há vencedores nem vencidos. A escolha deve ser feita de acordo com as tuas necessidades e possibilidades. Os laptops não vieram substituir os desktops, apesar de serem cada vez mais uma tendência.

 

Viajas muito, trabalhas em diferentes sítios e o computador é uma ferramenta indispensável? Um computador portátil é a melhor opção!

Se valorizas mais o desempenho e potência e trabalhas sempre no mesmo local, no escritório ou em casa, um computador desktop vai satisfazer as tuas necessidades!

 

Com os computadores recondicionados da Digiplanet, sejam portáteis ou desktops, tens a opção de personalizar a memória RAM, Disco e ainda placa gráfica em desktops. Com a nossa equipa técnica especializada, conseguimos ajudar-te a teres a máquina que precisas para satisfazer as tuas necessidades.

 

x