Como manter o foco no meio de tantas distrações?

Por Equipa Digiplanet 0 comentários

Encontrar o foco num mundo cheio de distrações

A Terra gira a uma velocidade quase constante há vários milhares de milhões de anos. Apesar disso, o conceito de Tempo (anos, meses, horas e minutos) foi criado pela espécie humana entre os anos de 5.000 e 2.000 a.C. Desde essa altura, a sociedade tem vindo a acelerar o seu modo de vida. A consequência mais direta dessa aceleração é a evolução tecnológica, com um aumento exponencial muito acentuado depois da revolução industrial.

Atualmente, é difícil manter o foco no mundo apressado em que vivemos. Todos os dias lidamos com notícias globais atualizadas ao segundo, somos informados de tudo o que se passa imediatamente, as redes sociais bombardeiam os utilizadores com conteúdo infinito e comunicamos para qualquer parte do mundo a uma velocidade nunca antes vista. Tudo se passa muito depressa e não há paciência para esperar. Com todas as vantagens que esta evolução tecnológica nos traz, fica um desafio por resolver: como conseguir o foco num mundo cheio de distrações?

Se não tiveres uma boa estratégia de concentração, é difícil manter os níveis de produtividade. É muito apetecível interromper o trabalho para atualizar o e-mail, ver os grupos do whatsapp, abrir o Twitter e o Instagram ou ir buscar um café e chegar ao fim do dia sem ter produzido muito.

 

Deixamos aqui algumas dicas para te ajudar a manter o foco no trabalho e evitar ser absorvido pelas distrações!

 

1 - Anotar os compromissos

 Pode parecer um passo simples, mas é o início do processo de concentração. Ao escreveres as tarefas que tens para fazer num dia ou semana estás a estabelecer um compromisso e sentirás mais obrigação em cumprir a lista. Por muito pequena ou insignificante que seja, escreve. Se nem te deres ao trabalho de preencheres a agenda, o mais provável é acabares por procrastinar.

 

2 - Definir objetivos realistas

 Ao escreveres os teus objetivos, tenta que sejam o mais realistas possível. Não se trata de definir metas fáceis mas sim alcançáveis. O facto de não conseguires completar as tarefas estipuladas pode gerar frustração acumulada e diminuir a tua produtividade. Uma boa estabilidade mental é essencial para manter o foco.

  

3 - Pausas

Trabalhar durante horas seguidas pode tornar-se pouco produtivo. Saber quando parar e durante quanto tempo é importantíssimo para uma boa rotina de trabalho.

Existem diferentes métodos de intervalar o trabalho e cada pessoa deve escolher aquele que funciona melhor consigo.

Um exemplo de uma destas estratégias é a técnica Pomodoro. O objetivo é manter o foco, sem interrupções, durante 25 minutos e intervalar durante 5 minutos. Ao fim de 4 ciclos, fazer uma pausa mais longa de 30 minutos. Vais notar que durante os períodos de trabalho, tens grandes picos de concentração.

 

 

4 - Tempo para tudo 

Por fim, tenta arranjar tempo para tudo o que gostas e precisas de fazer. Se começas o dia com ansiedade, sabendo que não tens tempo, provavelmente vais tentar realizar várias tarefas ao mesmo tempo - multitasking. Este fenómeno divide a tua atenção pelas várias coisas que estás a executar, sendo contraproducente. Uma boa noite de sono é essencial para ter um dia produtivo e gratificante.

No meio da rotina, encontra tempo de lazer para te dedicares ao que gostas - ver um filme, praticar desporto ou ler! É fundamental guardar umas horas para estas atividades. Ao sentires que há uma altura do dia para cada coisa, será mais fácil manter o foco em cada uma delas individualmente, sem tentar apressar os compromissos!

*
*  *
 
Digiplanet oferece computadores profissionais recondicionados de baixo preço e alta performance.
Do nosso empenho em promover um consumo mais responsável nasce a plataforma Digiplanet que lhe apresenta um conjunto de equipamentos recondicionados, topo de gama, de alta performance e de baixo preço, que lhe permitem desempenhar as suas tarefas profissionais, académicas ou de lazer, com a mesma qualidade que encontraria num equipamento semelhante, em estado novo e adquirido num revendedor tradicional. 
Digiplanet conta com a elevada experiência técnica, altamente especializada da Digiconta que, desde 1976, atua no mercado das soluções tecnológicas, trabalhando para instituições exigentes, em particular os mais importantes bancos nacionais. 
experiência e o rigor técnico, acumulado ao longo de mais de 40 anos de atividade, fazem da Digiconta a instituição natural e mais preparada para lhe proporcionar uma escolha segura e uma oferta diversificada em computadores recondicionados com garantia, que pode agora encontrar na nova plataforma DIgiplanet.

 

x