Como lidar com o stress no trabalho?

Por Equipa Digiplanet 0 comentários

Como lidar com o stress no trabalho?

No último artigo explicámos o que é o stress no local de trabalho. Para relembrares, podes consultá-lo AQUI pois neste post vamos dar algumas dicas para diminuir a ansiedade laboral.

O primeiro passo para conseguir lidar com este fenómeno é tentar descobrir as suas causas. No último artigo mencionámos as mais recorrentes (metas inalcançáveis, discriminação, entre outros), mas existem muitas mais. Deves fazer uma reflexão e tentar entender em que momentos sentes mais stress e quais são as razões que o provocam. A partir daí será mais fácil delinear um plano de reação a esses momentos do dia.

Quais os comportamentos que podes mudar para diminuir o nível de stress no local de trabalho?

 

  • Aceitar as limitações

Este ponto é dos mais importantes. Ajusta as tuas expectativas em relação a ti próprio - não te comprometas com projetos para os quais não tens qualificações ou capacidade. Não tentes encaixar demasiadas tarefas num dia, o mais provável é não conseguires cumprir com todas e ficares frustrado. Amanhã é um novo dia 😃

 

  • Aprender a reconhecer quando estás stressado/a

Como já dissemos, quanto mais cedo identificares o que te causa stress, mais cedo o conseguirás combater, procurando as estratégias mais adequadas;

 

  • Dizer “não”

Infelizmente, é muito comum exigir-se aos trabalhadores mais do que é suposto. No limite, esta situação pode levar uma pessoa ao “burnout”. É necessário saber dizer “Não”, sempre com assertividade e prudência.

 

  • Cuidar da saúde e bem-estar

Tem cuidado com a tua alimentação. Um estudo da Organização Internacional do Trabalho constatou que maus hábitos alimentares diminuem a produtividade em cerca de 20%. Fazer escolhas equilibradas e reduzir as doses de cafeína, nicotina e álcool são passos importantes para melhorares o teu estilo de vida.

Beber muita água é outro dos cuidados de saúde que ajuda a diminuir os picos de stress - a desidratação aumenta o nível de cortisol, uma das hormonas responsáveis pelo stress. Por fim, fazer exercício físico e uma boa noite de sono completam uma rotina saudável.

 

  • Fazer pausas

Saber quando parar é fundamental para não entrar numa espiral de não-produtividade. Não fiques horas e horas sentado a trabalhar. Faz pequenas pausas frequentemente - um bom exemplo de uma estratégia de intervalos é a técnica Pomodoro. O objetivo é manter o foco durante 25 minutos e intervalar durante 5 minutos. Ao fim de 4 ciclos, fazer uma pausa mais longa de 30 minutos. Vais notar que durante os períodos de trabalho, tens grandes picos de concentração.

*
*  *

 

Digiplanet oferece computadores profissionais recondicionados de baixo preço e alta performance.

Do nosso empenho em promover um consumo mais responsável nasce a plataforma Digiplanet que lhe apresenta um conjunto de equipamentos recondicionados, topo de gama, de alta performance e de baixo preço, que lhe permitem desempenhar as suas tarefas profissionais, académicas ou de lazer, com a mesma qualidade que encontraria num equipamento semelhante, em estado novo e adquirido num revendedor tradicional. 

Digiplanet conta com a elevada experiência técnica, altamente especializada da Digiconta que, desde 1976, atua no mercado das soluções tecnológicas, trabalhando para instituições exigentes, em particular os mais importantes bancos nacionais. 

experiência e o rigor técnico, acumulado ao longo de mais de 40 anos de atividade, fazem da Digiconta a instituição natural e mais preparada para lhe proporcionar uma escolha segura e uma oferta diversificada em computadores recondicionados com garantia, que pode agora encontrar na nova plataforma DIgiplanet.

x