Como escolher o computador ideal?

Por Equipa Digiplanet 0 comentários

 

 

Como escolher o computador ideal?

 

 

Escolher o computador ideal não é uma tarefa fácil. Tens de decidir que tipo de uso lhe vais dar para então escolheres as características técnicas (processador, memória, disco e ecrã) e não fazeres um investimento errado.

 

Se vais realizar tarefas simples como navegar na internet, consultar o email, editar ficheiros (Word, PowerPoint) ou visualizar conteúdos multimédia, como vídeos, séries, aulas virtuais e conference calls, um portátil essencial é a melhor opção.

 

Um portátil avançado será adequado se necessitas de executar tarefas mais exigentes, como usar programas ou jogos pesados, de alta performance, edição de conteúdos multimédia (Adobe, Photoshop).

 

A primeira característica que deves escolher é o processador. 

 

O que é o processador?


O processador é o cérebro do computador, responsável pelo bom funcionamento do sistema operativo e execução das aplicações, portanto é importante fazer a escolha certa. 

 

  - Processador Intel 3 (i3) - adequado a quem procura portáteis que possam realizar tarefas simples diariamente como consultar email e internet

  - Processador Intel 5 (i5) - indicado para a grande maioria das tarefas realizadas no portátil, permitindo que as mesmas se façam em simultâneo

  - Processador Intel 7 (i7) - ideal para quem faz edição de multimédia (designers, fotógrafos). Também para quem gosta de Gaming ou para quem realiza tarefas que necessitem de mais performance.


O próximo passo é escolher a memória RAM. 

 

O que é a memória RAM?


A memória RAM (Random Access Memory) não armazena conteúdos permanentemente. Esta peça armazena dados de programas em execução enquanto o computador está ligado, disponibilizando essa informação ao processador. Este processo torna a execução das tarefas bastante mais rápida.

 

  - Memória RAM 4GB a 6GB - indicado para quem necessita de realizar tarefas simples no dia-a-dia, como criar documentos, navegar na internet, ver o email. Pequenas tarefas que não exijam muita capacidade de resposta do processador.

 

  - Memória RAM 8GB a 32GB - tarefas e programas complexos, que exigem mais do processador,  irão precisar de mais memória RAM para manter o nível de performance. Adequada para edição de conteúdos multimédia, por exemplo. 


Agora que já sabes por que processador e memória vais optar, vamos ao disco rígido

 

O que é o disco rígido?


O disco rígido, em inglês Hard Disk (HD), é responsável pelo armazenamento de dados. Ao contrário da memória RAM, a informação fica guardada mesmo quando o computador já não está ligado. 

Existem dois tipos de discos de armazenamento: HDD (Hard Disk Drive) e SSD (Solid State Drive)


O disco HDD é um disco rígido tradicional mecânico, que funciona com base em discos giratórios. 

O disco SSD recorre a um armazenamento electrónico em memória não volátil

 

As principais diferenças entre estes dois discos de armazenamento são a velocidade de resposta, capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo e o preço. Sendo que um disco HDD é consideravelmente mais barato, que um disco SSD.



  - Disco HDD 500 a 750 GB - indicado para quem usa o computador a um nível mais simples: navegar na internet, usar programas leves e alguma memória para guardar fotografias, vídeos e documentos.


  - Disco SSD 120GB - Para quem usa o portátil a um nível simples, vendo alguns vídeos, chamadas virtuais, utilizando documentos e programas mais leves, mas gosta de alguma velocidade na abertura do computador ou dos programas.


  - Disco SSD 240GB a 500GB - Para aqueles que precisam e usam o portátil a um nível mais exigente, com mais performance e elevado desempenho.


Por fim, escolhe o tamanho do ecrã.

 

Tamanho do ecrã

 

Pode parecer a parte mais fácil do processo, mas é tão importante como as restantes. Tens de considerar o tipo de uso que vais dar ao computador, o espaço que tens para colocar o monitor e ainda o teu orçamento, pois quanto maior for o monitor e a resolução, mais caro será.


  - Até 20 polegadas - Se utilizas o PC para tarefas mais básicas como navegar na internet, consultar o e-mail e redes sociais e utilizar programas de edição de texto, este tamanho é perfeito para ti. 


  - Entre as 20 e as 25 polegadas - Se gostas de ver séries ou filmes no teu computador, jogar, editar vídeos ou fotografias e documentos mais pesados, esta é a melhor opção para ti!


  - Superior a 25 polegadas - Tamanho indicado para profissionais de design, fotografia, criação de multimédia ou gamers. Oferece uma maior resolução e área de visualização.

 

 

Agora que já sabes as melhores opções para ti, escolhe aqui o teu portátil ou computador!

 

 

*  *  *
 

Digiplanet oferece computadores profissionais recondicionados de baixo preço e alta performance. 

Do nosso empenho em promover um consumo mais responsável nasce a plataforma Digiplanet que lhe apresenta um conjunto de equipamentos recondicionados, topo de gama, de alta performance e de baixo preço, que lhe permitem desempenhar as suas tarefas profissionais, académicas ou de lazer, com a mesma qualidade que encontraria num equipamento semelhante, em estado novo e adquirido num revendedor tradicional. 

Digiplanet conta com a elevada experiência técnica, altamente especializada da Digiconta que, desde 1976, atua no mercado das soluções tecnológicas, trabalhando para instituições exigentes, em particular os mais importantes bancos nacionais. 

experiência e o rigor técnico, acumulado ao longo de mais de 40 anos de atividade, fazem da Digiconta a instituição natural e mais preparada para lhe proporcionar uma escolha segura e uma oferta diversificada em computadores recondicionados com garantia, que pode agora encontrar na nova plataforma Digiplanet.

x