Como prolongar a vida da bateria do portátil?

Por Equipa Digiplanet 0 comentários

Como prolongar a vida da bateria do portátil?

Existem muitos cuidados a ter com as baterias dos equipamentos, especialmente dos computadores portáteis. São produtos eletrónicos muito sobrecarregados, utilizados diariamente durante largas horas, sendo o desgaste das suas baterias mais rápido do que outros componentes. Tomando algumas precauções, é possível prolongar a sua vida um pouco mais. Descobre aqui quais:

 

1 - Não deixar o PC descarregar completamente

 

A vida útil de uma bateria pode aumentar significativamente se evitares ciclos completos, ou seja, descarregar a bateria até aos 0%. O ideal é manter o nível de carga entre os 40% e os 80%.

 

2 - Ter cuidado com a temperatura

 

Quando o portátil trabalha com temperaturas elevadas, a bateria tende a inchar, perdendo assim tempo de vida e propriedades. Mantém o teu PC num local fresco, nunca ao sol, especialmente quando o utilizas para operações mais exigentes como gaming ou edição de multimédia. Podes também optar por um suporte aircooler que irá manter o teu portátil fresco e com a temperatura certa para o seu funcionamento.

 

3 - Desligar o computador quando não se vai usar mais

 

Este é um dos passos mais importantes e, no entanto, é dos menos seguidos pelos utilizadores. A maioria das pessoas apenas baixa a tampa do portátil ou deixá-lo em “stand by”. Este pequeno gesto é responsável por consumir grande parte da bateria dos equipamentos. Deves desligar o PC sempre que não o vais utilizar mais nas próximas horas.

 

 

4 - Calibrar a bateria regularmente

 

Atualmente, todas as baterias dos equipamentos eletrónicos (portáteis, smartphones, câmera ou qualquer outro dispositivo) são fabricadas com lítio. Os computadores portáteis possuem entre 3 e 12 células.

A bateria tem um “medidor interno” que diz quanta carga está disponível em cada célula, calcula a média entre elas e envia essa informação para o sistema operacional para que o utilizador seja informado quanta bateria ainda tem disponível.

 

Com o desgaste da bateria, o computador começa a fazê-lo incorretamente. Para o evitar, é recomendado fazer a calibragem da bateria do portátil para reajustar os valores-padrão.

5 - Fechar as aplicações e programas

Muitas vezes temos aberto em segundo plano algumas aplicações ou programas que vão consumindo bateria do computador, sem nos apercebermos. 

E ao terminar o uso destes programas, iremos conseguir poupar imensa bateria. Para isso basta pesquisar na barra do Windows por "Bateria" e abrir as definições de bateria. Aí irás encontrar que programas estão abertos em segundo plano, que te consomem a bateria. 

Maria do Mar Sousa

26/06/2021

x