Apneia de ecrã - o que é e o que fazer?

Por Equipa Digiplanet 0 comentários

Apneia de ecrã - o que é e o que fazer?

 

 

Já ouviste falar de apneia de ecrã? Vem do inglês “screen apnea” e cada vez é mais comum. O termo “apneia” significa interrupção voluntária ou involuntária do fluxo de ar para os pulmões. Apneia de ecrã é a interrupção da respiração enquanto estás à frente de um ecrã e, de acordo com vários estudos, estás a fazê-lo neste preciso momento! 80% das pessoas sustem a respiração ou respiram mal quando estão sentadas à frente do seu monitor. A apneia do ecrã impede-te de respirar corretamente, o que pode causar exaustão, ansiedade e mais uma série de doenças relacionadas com o stress e até prejudicar o desempenho profissional.

 

A maioria das pessoas passa uma média de dez horas por dia sentado, quer seja num carro, no sofá ou em frente de um ecrã. E o corpo humano não foi concebido para estar nessa posição inativa durante estes longos períodos de tempo. Fazê-lo pode diminuir a esperança de vida, pois aumenta em 85% o risco de morrer de doenças cardiovasculares. Juntando a isso as consequências da apneia de ecrã, fica um cenário preocupante.

 

Em 2007, Linda Stone, uma escritora e consultora americana, notou que assim que começou a trabalhar no seu portátil começava a respirar pouco ou a suster a respiração. Quando começou a prestar atenção ao longo dos dias seguintes, apercebeu-se que era uma situação recorrente. No entanto, assim que se levantava e se mexia um pouco, a sua respiração tornava-se completamente diferente.

 

Durante um período de sete meses de observação, Stone testou cerca de 200 pessoas na sua sala de jantar, utilizando um dispositivo que mede o pulso e a variabilidade do ritmo cardíaco. Enquanto fazia a sua investigação, falou com estudiosos, clínicos, psicólogos e neurocientistas para entender melhor o que acontece à nossa fisiologia quando sustemos a respiração. No fim do seu estudo, Linda Stone deu a este fenómeno o nome de apneia de e-mail ou apneia de ecrã - interrupção temporária da respiração ou respiração pouco profunda quando se está à frente dos ecrãs.

 

Este estudo deu origem a várias pesquisas sobre o tema, que vieram confirmar o que Stone havia concluído: cerca de 80% das pessoas sofre de apneia de ecrã e os restantes 20% que não apresenta os mesmo sintomas são indivíduos que, em alguma altura da sua vida, aprenderam técnicas de respiração, como é o caso de músicos, bailarinos, pilotos ou atletas de alto rendimento.

 

Existem algumas dicas para reduzir o impacto da apneia de ecrã e deixamos aqui algumas delas:

 

1- Ter atenção à respiração

 

2- Evitar estar sentado muitas horas seguidas

 

3 - Fazer exercício físico

 

4 - Ter uma cadeira com costas - quanto mais confortável, melhor

 

5 - Fazer pausas frequentes

 

6 - Evitar utilizar o telemóvel ou outro ecrã nessas pausas

 

O ideal será fazeres várias pausas durante o dia e exercício físico. E para melhorares a tua experiência de exercício, temos um acessório fundamental em loja: auscultadores e auriculares a preços baixos. Visita a nossa página de Auscultadores e escolhe já os teus.

*
*  *
 
Digiplanet oferece computadores profissionais recondicionados de baixo preço e alta performance.
Do nosso empenho em promover um consumo mais responsável nasce a plataforma Digiplanet que lhe apresenta um conjunto de equipamentos recondicionados, topo de gama, de alta performance e de baixo preço, que lhe permitem desempenhar as suas tarefas profissionais, académicas ou de lazer, com a mesma qualidade que encontraria num equipamento semelhante, em estado novo e adquirido num revendedor tradicional. 
Digiplanet conta com a elevada experiência técnica, altamente especializada da Digiconta que, desde 1976, atua no mercado das soluções tecnológicas, trabalhando para instituições exigentes, em particular os mais importantes bancos nacionais. 
experiência e o rigor técnico, acumulado ao longo de mais de 40 anos de atividade, fazem da Digiconta a instituição natural e mais preparada para lhe proporcionar uma escolha segura e uma oferta diversificada em computadores recondicionados com garantia, que pode agora encontrar na nova plataforma DIgiplanet.

 

 

 

 

 

 

x