AMD vs Intel qual o melhor processador?

Por Paula Oliveira 0 comentários

AMD vs Intel qual o melhor processador?

Ao comprar um computador, é importante escolher bem as suas componentes, especialmente o processador (CPU). O processador é o “cérebro” da máquina, responsável pelo bom funcionamento do sistema operativo e execução das aplicações, portanto é importante fazer a escolha certa.

A decisão deve ser tomada tendo em conta o uso que vais dar ao portátil e o orçamento disponível. Adquirir o processador errado pode significar pagar a mais sem necessidade ou até mesmo limitar o desempenho de uma máquina que poderia ser potente. Por exemplo, deves ter atenção à placa gráfica do teu portátil, pois pode não ser compatível com a performance do processador que escolheres.

Neste momento, existem dois gigantes no mercado dos processadores: AMD Ryzen e Intel, sendo o último o mais popular.

Enquanto a Intel oferece o Core i3, Core i5, Core i7 e Core i9, a AMD faz o mesmo com o Ryzen 3, Ryzen, 5, Ryzen 7 e Ryzen 9. Neste artigo vamos abordar as diferenças entre os dois.

 

Diferença entre processadores AMD e INTEL

processador intel

Esta empresa norte-americana lançou o seu primeiro CPU em 1971 e, desde então, tornou-se líder do mercado dos processadores. Com valores de produto um pouco superiores à AMD, a Intel supera na qualidade de performance, velocidade e durabilidade.

  • Processador Intel Core i3 - adequado a quem procura portáteis que possam realizar tarefas simples diariamente, como consultar email e internet ou editar ficheiros.

Núcleos/Threads: 2/4

Velocidade: 3.9 GHz

  • Processador Intel Core i5 - indicado para a grande maioria das tarefas realizadas no portátil, permitindo que as mesmas se façam em simultâneo.

Núcleos/Threads: 6/6

Velocidade: 4.6 GHz

  • Processador Intel Core i7 - ideal para quem faz edição de multimédia, como designers ou fotógrafos. Também serve para adeptos de gaming ou para quem realiza tarefas que necessitem de performances superiores.

Núcleos/Threads: 8/8

Velocidade: 4.9 GHz

  • Processador Intel Core i9 - este é o topo de gama, e adequa-se a quem necessita de um computador rápido para realizar tarefas muito pesadas, como animação 3D, edição de vídeo ou jogos de alta performance.

Núcleos/Threads: 10/20

Velocidade: 5.1 GHz

 

 

processador AMD

A AMD lançou em 2017 a primeira geração de processadores Ryzen, criando competição com o seu rival direto, a Intel.

A grande vantagem dos processadores Ryzen é o seu valor mais acessível. Aliás, a AMD posicionou-se no mercado pela sua relação qualidade/preço e número de núcleos, mas ficando atrás da Intel a nível de performance e durabilidade.

  • Ryzen 3 3300X - para computadores que desempenhamm tarefas simples

Núcleos/Threads: 4/8

Velocidade: 4.3 GHz

  • Ryzen 5 3600 - este processador tem algumas vantagens sobre o Intel do mesmo segmento (i5): o preço e o número de núcleos. Adequado para utilizadores intermédios

Núcleos/Threads: 6/12

Velocidade: 4.2 GHz

  • Ryzen 7 3700X - ideal para quem necessita de velocidade na execução de tarefas a um preço acessível. Suporta a maioria dos jogos e programas de edição de multimédia.

Núcleos/Threads: 8/16

Velocidade: 4.4 GHz

  • Ryzen 9 3900X - perfeito para o mesmo público do Intel i9. Ambos os processadores têm a melhor performance do mercado e são indicados para quem precisa de velocidade e desempenho extra.

Núcleos/Threads: 10/20

Velocidade: 4.7 GHz

 

 

Em suma, comparando processadores AMD Ryzen e Intel semelhantes, os Intel consomem menos energia e têm uma performance superior aos AMD Ryzen

Por outro lado, os processadores AMD Ryzen destacam-se pela sua atrativa relação qualidade-preço.

Ao comprares um portátil recondicionado, tens acesso a um computador profissional equipado com um bom processador a preços muito mais acessíveis do que nos canais de venda habituais.

 

***

Digiplanet oferece computadores profissionais recondicionados de baixo preço e alta performance. 

Do nosso empenho em promover um consumo mais responsável nasce a plataforma Digiplanet que lhe apresenta um conjunto de equipamentos recondicionados, topo de gama, de alta performance e de baixo preço, que lhe permitem desempenhar as suas tarefas profissionais, académicas ou de lazer, com a mesma qualidade que encontraria num equipamento semelhante, em estado novo e adquirido num revendedor tradicional. 

Digiplanet conta com a elevada experiência técnica, altamente especializada da Digiconta que, desde 1976, atua no mercado das soluções tecnológicas, trabalhando para instituições exigentes, em particular os mais importantes bancos nacionais. 

experiência e o rigor técnico, acumulado ao longo de mais de 40 anos de atividade, fazem da Digiconta a instituição natural e mais preparada para lhe proporcionar uma escolha segura e uma oferta diversificada em computadores recondicionados com garantia, que pode agora encontrar na nova plataforma Digiplanet.

 

x