4 formas de prevenir o cansaço visual

Por Equipa Digiplanet 0 comentários

4 formas de prevenir o cansaço visual

O cansaço visual (ou fadiga visual/ocular) manifesta-se depois de longos períodos a ler ou a olhar para ecrãs. Os seus sintomas mais comuns consistem em dores de cabeça, olhos cansados, vermelhos, irritados e secos, dores no pescoço ou nas costas.

Atualmente, o computador é uma ferramenta profissional indispensável para a maioria das pessoas, o que significa que uma grande parte do dia é passado à frente de um monitor. Além disso, a pandemia Covid19 veio reduzir o contacto presencial entre colegas de trabalho, familiares e amigos, privilegiando como alternativas as plataformas tecnológicas de interação, como o telemóvel, computador ou tablet. Esta exposição constante a ecrãs promove o cansaço visual. Mas não te preocupes, a Digiplanet vai sugerir-te 4 maneiras para diminuíres os teus sintomas de cansaço visual.

 

Fazer pausas

Fazer uma pausa ao ar livre é uma ótima forma de aliviar a pressão nos olhos, além de aumentar o bem-estar físico e mental. Se não conseguires ir à rua, abre a janela e respira fundo. Durante os intervalos, o ideal é não olhar para os ecrãs. Estas pausas devem ser curtas, mas regulares, pois beneficiam mais que as pausas longas. Durante este tempo podes levantar-te, mexer-te e esticar os braços, pernas, costas, pescoço e ombros para reduzir o cansaço e a fadiga muscular. Lembra-te de fazeres alongamentos durante o dia focados no pescoço, ombros, cervical e cabeça para que possas descomprimir esta área de tensão. Como passamos muito tempo a olhar para um ecrã próximo, aproveita estas pausas para focares objectos que estejam mais longe, mesmo que estejam na rua. Vai ajudar os teus olhos a relaxar e a descontrair.

 

Pestanejar

As pálpebras funcionam como o limpa pára-brisas de um carro. Limpam o pó e a sujidade que se acumula no olho e lavam a sua superfície com líquido lacrimogéneo quando pestanejamos.

O problema é que piscamos os olhos menos vezes (cerca de metade das vezes) quando lemos a partir de um ecrã. Além disso, as nossas piscadelas ficam incompletas porque as pálpebras superiores e inferiores não conseguem ligar-se completamente. Isso deixa os olhos secos e, consequentemente, com comichão e irritados.

Para evitar este fenómeno, a solução é simples. De vez em quando, pestaneja propositadamente algumas vezes seguidas ou fecha completamente os olhos durante alguns segundos de modo a hidratá-los.

 

TAMANHO DO TEXTO E BRILHO

Ajusta o tamanho do texto e o contraste, especialmente para ler ou redigir documentos longos. Normalmente, o texto preto e um fundo branco é a melhor combinação para uma leitura menos cansativa. O tamanho da fonte é uma escolha pessoal, mas não deves sentir que fazes esforço para ler. Se for esse o caso, aumenta o tamanho da letra.

O brilho do ecrã deve ser ajustado para corresponder ao nível da luz do ambiente em que se encontra. Evita trabalhar numa sala escura com um ecrã brilhante e vice-versa. Tem também atenção aos reflexos no monitor e à luz solar, pois a exposição por reflexo afeta os olhos. Uma opção é usares o modo luz noturna nos teus aparelhos. Este modo de luz, exibe cores quentes para que a tua vista não seja ferida.

 

 ECRÃ

Conseguir a distância indicada entre o monitor e o utilizador é particularmente complicado com computadores portáteis que estão, normalmente, demasiado perto dos olhos. Se o ecrã estiver demasiado próximo, arriscas-te a esforçar continuamente os músculos dos olhos. Se estiver demasiado longe, vais ter dificuldade em ver pequenos detalhes.

Um teclado externo é uma grande ajuda, bem como um segundo monitor. Ter um monitor externo permite colocar o ecrã à distância e altura correta para proteger a saúde dos olhos e a sua postura. Os ecrãs de computador devem ser colocados ao nível dos olhos, ou ligeiramente abaixo deles e a cerca de um braço de distância do seu corpo. Não te esqueças de limpar regularmente a poeira e as impressões digitais no ecrã do computador. O ecrã sujo ou manchas podem reduzir o contraste e aumentar problemas com o brilho e os reflexos.

E com a Digiplanet podes encontrar o ecrã ideal para ti, com boa qualidade e que te dará uma melhor qualidade de trabalho e ajudará a descansar melhor a vista. Podes ver a nossa gama de monitores aqui.

x